Notas sobre o pensamento autêntico em Schopenhauer
Resumo
Este texto reflete sobre a teoria da escrita de Arthur Schopenhauer, a partir da consideração de alguns de seus ensaios organizados por Süssekind sob a rubrica de A arte de escrever. Defende a existência de uma teoria do pensamento implícita no plano subterrâneo das reflexões do filósofo alemão sobre a escrita. Para a realização desse fito, tece, ab initio, um panorama geral sobre os ensaios constantes da Arte de escrever. Após, toma como principal reflexão de Schopenhauer no ensaio Pensar por si mesmo, capítulo 2 do livro, a respeito do que denomina de pensamento próprio. Demonstra que o que potencializa o acontecimento apropriativo do pensamento, além da autonomia do pensador, é também a percepção do problema de sua existência, bem como da durabilidade de seu futuro pessoal. Denuncia que somente a restituição do pensamento à existência pode retirá-lo das outras coisas e permitir o seu acontecimento autêntico. Em sentido lato, a orientação epistemológica adotada é a atitude fenomenológico-hermenêutica. Em sentido estrito, tem como norte o pluralismo metódico de Paul Feyerabend (2007). Possui, como lastro interpretativo, o método de desleitura de Harold Bloom (1993) e a noção de legibilidade de Eni Orlandi (2006). A orientação filosófica básica é a pesquisa crítica. Emprega a técnica bibliográfico-documental para consulta de literatura.
Downloads
Referências
BLOOM, Harold. Abaixo as verdades eternas. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
FEYERABEND, Paul. Contra o método. [S.l.] Relógio D'Água; Ciência, 2007.
FOLSCHEID, Dominique; WUNENBURGER, Jean-Jacques. Metodologia filosófica. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Campinas, SP: Editora Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
SCHOPENHAUER, Arthur. A arte de escrever. Porto Alegre: L&M, 2009.
STEIN, Ernildo. Às voltas com a metafísica e a fenomenologia. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014.
SÜSSEKIND, Pedro. Prefácio. In: A arte de escrever. Porto Alegre: L&M, 2009.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).