Quando os condenados da terra conquistam mundos?
Resumo
Trata-se de uma abordagem em torno da interferência de impérios europeus em aspectos culturais e religiosos de povos colonizados, na obra literária Things fall apart, (O mundo se despedaça) de Chinua Achebe, em leitura complementada nas descrições e relatos históricos de Frantz Fanon, em Os condenados da terra, e de Tzvetan Todorov, em A conquista da América. Espera-se constatar a representação da interferência violentadora e predominante de impérios ocidentais, com destaque para o britânico e o espanhol, por meio do poderio militar, e a imposição religiosa cristã branca aos povos subjugados que foram silenciados ao longo desse processo. A pesquisa fundamenta-se nos conceitos de outrização (SPIVAK, 1985) e de outrização produtiva (CARVALHO, 2012), no que concernem aos esforços ou negligências no (des)entendimento cultural com suas ocorrências na narrativa literária destacada.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais de seus artigos e concedem à revista o direito exclusivo de primeira publicação, sendo o trabalho licenciado simultaneamente sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY), que permite o compartilhamento e adaptação do trabalho, desde que a autoria e a publicação original nesta revista sejam devidamente reconhecidas.
A menção de Copyright © Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas refere-se ao fato de que a revista detém os direitos relacionados à publicação e à distribuição do conteúdo publicado, mas não restringe os direitos autorais retidos pelos autores.
Os autores têm permissão e são incentivados a compartilhar e distribuir seus trabalhos on-line (ex.: em repositórios institucionais, redes acadêmicas ou suas páginas pessoais), pois isso pode contribuir para um impacto maior e um aumento das citações do trabalho publicado.
Qualquer reutilização ou redistribuição do trabalho por terceiros deve seguir os termos da Licença CC BY, garantindo o devido crédito aos autores e à Especiaria: Cadernos de Ciências Humanas (Veja O Efeito do Acesso Livre).