A persuasão em trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Geologia

  • María Virginia Hael Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

Resumo

O objetivo deste trabalho é indagar sobre a presença de elementos persuasivos em trabalhos de conclusão de curso do Bacharelado em Geologia de uma universidade pública argentina, a fim de determinar que papel é exercido pela argumentação retórica nestes escritos, considerando a classificação proposta por Padilla, Douglas e Lopez (2011) sobre as possibilidades de argumentação acadêmica (demonstrativa, retórica e dialética). Para cumprir nosso propósito, utilizamos a classificação de recursos de impessoalidade e de personalização de García Negroni (2008) e a de “outros elementos de relação” de Hyland (2000), e contabilizamos em nosso corpus a presença de todos estes elementos, oferecendo, também, exemplos ilustrativos de cada categoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

María Virginia Hael, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
Becaria doctoral de CONICET, con el tema "Construcción argumentativa del conocimiento en tesis y trabajos finales de grado de Ciencias Naturales, Ciencias Sociales y Ciencias Exactas".
Publicado
2017-03-12
Como Citar
Hael, M. (2017). A persuasão em trabalhos de conclusão de curso do bacharelado em Geologia. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 12(1), 154-173. https://doi.org/10.17648/eidea-12-894
Seção
Artigos