A retórica populista de Bolsonaro em 2018

Estudo de caso dos debates pré-eleitorais televisionados

  • Samuel André Alves Mateus Universidade da Madeira
  • Renan Mazzola Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Populismo, Retórica, Bolsonaro, Estilo Comunicativo

Resumo

Este trabalho objetiva analisar retoricamente um conjunto de enunciados proferidos em dois grandes debates televisionados da corrida presidencial brasileira de 2018, com vistas a descrever os elementos da retórica populista de Jair Bolsonaro. Fundamentamo-nos teoricamente em pesquisadores do populismo, da comunicação populista e da retórica e argumentação. Metodologicamente, foram analisadas 12 sequências de discurso extraídas de dois debates pré-eleitorais de 2018, agrupadas sob 4 eixos de análise. As análises desses dados demonstraram ocorrências de grande parte dos elementos pertencentes à retórica (neo-)populista do século XXI, como uma virulência verbal face ao adversário, a construção nefasta da imagem do oponente, a autoconsagração de Bolsonaro como força antissistema que liderará a mudança que o povo exige, a dicotomização do futuro entre duas opções que se excluem, e, por fim, a estereotipização como modelo discursivo dominante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13ª ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2009.

ANSELMI, Manuel. Populism: An Introduction. London: Routeldge, 2017.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2013.

BAND JORNALISMO. Debate na Band: reveja na íntegra o 1º confronto entre os presidenciáveis. 09 ago. 2018. Disponível em: https://youtu.be/9EnJeUKwX_c. Acesso em: 24 out. 2022.

BLOCK, Elena; NEGRINE, Ralph. The Populist Communication Style: toward a critical framework, International Journal of Communication, 11, p. 178-197, 2017.

CANOVAN, Margaret. “People”, Politicians and Populism. Government and Opposition, 19 (3), p. 312-327, 1984. Doi: 10.1111/j.1477-7053.1984.tb01048.x.

DURANTE, Ruben; PINOTTI, Paolo; TESEI, Andrea. The Political Legacy of Entertainment TV, American Economic Review, 109 (7), p. 2497-2530, 2019.

EMEDIATO, Wander. A fórmula do texto: redação, argumentação e leitura. São Paulo: Geração Editorial, 2008.

FERREIRA, Luiz Antônio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2015.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2015.

FIORIN, José Luiz. Figuras de retórica. São Paulo: Contexto, 2020.

GALITO, Maria Sousa. An essay on Populism, Livro de Actas - 3º Fórum Investigação CSGPublisher: CSG – Centro de Ciências Sociais e de Gestão - Instituto Superior de Economia e Gestão - Universidade de Lisboa, 2018.

HARIMAN, Robert. Political Style: The Artistry of Power. Chicago: University of Chicago Press.1995.

HAWLEY, Michael. Beyond Persuasion: rhetoric as a toll of political motivation, The Journal of Politics, 83 (3), p. 934-946, 2021.

KRAMER, Benjamin. Media Populism: A Conceptual Clarification and some Theses on its Effects, Communication Theory, 24, p. 42–60, 2014.

LACATUS, Corina. Populism and President Trump’s approach to foreign policy: an analysis of tweets and rally speeches, Politics, 41(1), p. 31-47, 2021.

LACLAU, Ernesto. A razão populista. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

MARTIN, James. Situating Speech: a rhetorical approach to political strategy, Political Studies, 63, p. 25-42, 2015.

MATEUS, Samuel. Introdução à Retórica no séc. XXI. Covilhã: Livros Labcom, 2018.

MATEUS, Samuel. Discurso Mediático. Covilhã: Livros Labcom, 2021.

MAZZOLA, Renan; KOGAWA, João Marcos. As figuras na argumentação: o caso do debate eleitoral de 2018. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, vol. 30, n. 3, p. 1437-1468, jul. 2022.

MAZZOLA, Renan. Retóricas do debate pré-eleitoral: análise dos argumentos mobilizados na corrida presidencial de 2018. Revista Heterotópica, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 101–119, 2023.

MOFFITT, Benjamin. The Global Rise of Populism: Performance, Political Style, and Representation. California: Stanford University Press, 2016.

PARZIANELLO, Geder Luis. O governo Bolsonaro e o populismo contemporâneo: um antagonismo em tela e as contradições de suas proximidades. In: Aurora - Revista de Arte, Mídia e Política, São Paulo, v. 12, n. 36, p. 49-64, out. 2019 - jan. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/aurora/article/view/46439. Acesso em: 21 out. 2022.

PERELMAN, Chaïm; TYTECA, Lucie Olbrechts. O. Tratado da argumentação: a nova retórica. 3ª ed. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

REDETV. Debate presidencial na RedeTv! 17 ago. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=99SmMo1XqzQ. Acesso em: 24 out. 2022.

TAGGART, Paul. The new populism and the new politics: new protest parties in Sweden in a comparative perspective. Basingstoke: Palgrave, 1997.

SAKKI Inari; PETTERSSON, Katarina. Discursive constructions of otherness in populist radical right political blogs. European Journal of Social Psychology, 46, p. 156–170, 2016. https://doi.org/10.1002/ejsp.2142

SAKKI, Inari; MARTIKAINEN, Jari. Mobilizing collective hatred through humor: affective-discursive production and reception of populist rhetoric, British Journal of Social Psychology, 60, p. 610-634, 2021.

SHILS, Edward. The torment of secrecy: the background and consequences of American security policies. Chicago: Ivan R. Dee, 1996.

WALTON, Douglas. N. Lógica informal: manual de argumentação crítica. Trad. Ana Lúcia R. Franco e Carlos A. L. Salum. 2a ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

Publicado
2023-10-13
Como Citar
Mateus, S. A., & Mazzola, R. (2023). A retórica populista de Bolsonaro em 2018. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 23(2), 122-141. https://doi.org/10.47369/eidea-23-2-3711
Seção
Artigos