Saúde em Cuba: discurso de ódio e retomadas de discursos conservadores

  • Gabriel Reis Moraes Machiaveli
Palavras-chave: Discurso. Facebook. Ideologia. Ódio

Resumo

O artigo tem o propósito de identificar e investigar os discursos de ódio no Facebook através dos comentários de usuários na rede. Discurso de ódio entendido como conjunto de enunciados regulares e parcialmente estáveis que busca ferir o outro, seja por sua etnia, orientação sexual, situação econômica, entre outros predicados com viés de humilhação e/ou hostilização. A análise será feita a partir das contribuições de Guilbert (2007) e Zizek (1996) sobre a materialização da ideologia em comentários no Facebook. O trabalho sugere que os enunciados são reflexões de condições sócio-históricas anteriores, como por exemplo a Guerra Fria, no pós-guerra, e a implantação da Ditadura Militar, no Brasil, em 1964.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Reis Moraes Machiaveli

Graduado em Comunicação Social - hab. jornalismo - pela Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP) e atual Universidade Estadual de Minas Gerasi, unidade de Passos. Mestre em Teoria Literária e Crítica da Cultura - linha de pesquisa Discuso e Representação social - pela UFSJ (Universidade Federal de São João Del-Rei). 

 

Publicado
2017-03-12
Como Citar
Machiaveli, G. (2017). Saúde em Cuba: discurso de ódio e retomadas de discursos conservadores. Revista Eletrônica De Estudos Integrados Em Discurso E Argumentação, 12(1), 84-100. https://doi.org/10.17648/eidea-12-1192
Seção
Artigos