PESQUISA DA DEMANDA TURÍSTICA REAL DO PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA

  • Gisele Assis Mafra
  • Marília Raiane Rodrigues Silva
  • Marília Raiane Rodrigues Silva
  • Sheila Cristina Souza
  • Sheila Cristina Souza
  • Wallace Alves Oliveira
  • Wallace Alves Oliveira
Palavras-chave: Turismo. Parque Ecológico da Pampulha. Visitante. Perfil.

Resumo

O turismo configura-se hoje como um setor complexo e de muita relevância no cenário da economia mundial. Localmente, para que não gere problemas sociais e ambientais, ele deve ser bem planejado. Ao perceber o início de um fluxo turístico no Parque Ecológico da Pampulha - PEP, a Fundação Zoo Botânica de Belo Horizonte, preocupou-se em atender e oferecer serviços de interesse a este público. O presente estudo vai ao encontro à necessidade de conhecer o perfil socioeconômico do público do Parque. Outras discussões acabaram também por compor a pesquisa, como por exemplo, a forma com que os moradores de Belo Horizonte vêm se apropriando do Parque e qual a função social que esse espaço vem cumprindo. O estudo foi dividido em etapas onde constam pesquisa bibliográfica e documental, elaboração e aplicação de questionário, análise dos resultados e discussão final. Constatou-se, ao final, que a quantidade de turistas no Parque ainda é incipiente, e que a maior parte dos visitantes advêm de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Observou-se ainda que o grau de satisfação do público com relação a este equipamento é alta, apesar das diversas sugestões para melhoria da infraestrutura e do atendimento. Através deste estudo foi possível traçar o perfil do público que frequenta o PEP, constatar sua satisfação e captar as sugestões. A partir dos dados coletados acredita-se ser possível um planejamento de estratégias para melhoria do espaço e ainda a realização de novos estudos que utilizem análises estatísticas mais aprofundadas para melhor aproveitamento dos dados coletados nessa pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARCOWEB. Pavilhão sobre espelho d’água liga Minas ao Japão. Disponível em: <http://www.arcoweb.com.br/arquitetura/gustavo-penna-mariza-machado-coelho-memorial-imigracao-japonesa-03-11-2009.html>. Acessado em 15 de junho de 2016.

CAMARGO, Luiz O. Lima. Educação para o Lazer. São Paulo: Ed. Moderna, 1998. 160 p.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. “Acesso aos espaços e equipamentos de lazer em regiões metropolitanas” em Coletânea VI Seminário “O lazer em debate”. Belo Horizonte: UFMG, p. 166-174, 2005.

OLIVARES, Bruna Sensulini S. et al. “Uma proposta de reestruturação das atividades e dos equipamentos de lazer do Parque Estadual do Jaraguá / SP” em Coletânea VI Seminário “O lazer em debate”. Belo Horizonte: UFMG, p. 157-165, 2005.

OLIVEIRA, Danielle Stuart. Acessibilidade e interação social: Comportamento Social em face de problemas de mobilidade no Parque Ecológico da Pampulha. Dissertação de Mestrado. UFMG Ano 2013

SCHLÜTER, Regina G. Gastronomia e Turismo. São Paulo: Aleph, 2003.

TEIXEIRA, Ricardo dos Santos. Análise da apropriação pelos usuários de parque urbanos: estudo de caso na bacia da Pampulha – Belo Horizonte MG. 2007. Universidade Federal de Viçosa/ Mestrado.

Sesc Minas Gerais: http://www.descubraminas.com.br/Turismo/DestinoAtrativo

Pagina.aspx?cod_destino=1&cod_atrativo=3331&cod_pgi=2858. Acesso em: 19/10/2016

Ministério do Meio Ambiente http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/parques-e-%C3%A1reas-verdes Acesso em: 25/06/2016.

Publicado
2018-05-19