http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/issue/feed CULTUR - Revista de Cultura e Turismo 2023-12-27T17:26:09-03:00 Marco Aurélio Avila mavila1000@gmail.com Open Journal Systems <p>A Cultur - Revista de Cultura e Turismo foi criada em 2007 com a missão de&nbsp; fomentar a produção científica e a disseminação de conhecimento multidisciplinar relacionados com Cultura, Lazer e Turismo, objetivando a troca de informações, a reflexão e o debate, provendo assim o desenvolvimento social.&nbsp;Atualmente, a periodicidade é semestral e as contribuições para publicação devem ter como&nbsp;tema central o turismo, sendo priorizados os trabalhos que tratem da interface com cultura, lazer e áreas afins.&nbsp;São priorizados os trabalhos oriundos de pós-graduação, sendo aceitos artigos em&nbsp;português, inglês e espanhol, que são publicados na língua que os trabalhos forem enviados.</p> http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3578 Awareness, Participation And Constraints To Cultural Festivals Tourism In Idanre Hills Resort, Nigeria 2023-11-08T19:33:53-03:00 Grace Oyeniran graceniran@gmail.com Adekunle Anthony Ogunjinmi aaogunjinmi@futa.edu.ng Jacob Oluwafemi Orimaye jorimaye@noun.edu.ng Olakunle Kazeem Azeez azeezolakunlekazeem@gmail.com Abraham Adebayo Adewumi abraham.adewumi@uniosun.edu.ng <p>Festivais são eventos celebrados em uma determinada comunidade para mostrar a rica herança cultural do povo. Este estudo investigou a conscientização, participação e restrições ao turismo de festivais culturais em Idanre Hills Resort, estado de Ondo, Nigéria. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionário estruturado e entrevistas com informantes-chave. O tamanho da amostra foi de 250 turistas e 20 informantes-chave. Os dados foram analisados ​​e apresentados de forma descritiva. Foi realizada análise temática dos dados qualitativos coletados por meio de entrevista. A regressão logística foi utilizada para testar a hipótese. O resultado do estudo estabeleceu a presença de quatro festivais culturais atualmente celebrados no Idanre Hills Resort. Mais de metade dos turistas (57,2%) não conheciam os festivais culturais do Resort enquanto 26,0% participavam em festivais culturais. Além disso, 52,4% dos que não participam atualmente de festivais culturais no Resort estão dispostos a participar no futuro. O principal constrangimento potencial ao desenvolvimento do turismo de festivais culturais foi a insegurança (Média=4,20). Educação (p&lt;0,01), situação profissional (p&lt;0,01) e renda (p&lt;0,0) foram os determinantes da consciência dos turistas sobre festivais culturais nos Resorts, enquanto educação (p&lt;0,01), religião (p&lt;0,01), e situação profissional (p&lt;0,01) foram os determinantes da vontade dos turistas em participar do turismo de festival cultural no&nbsp;Resort. Recomenda-se uma publicidade e promoção mais ampla, agressiva e sustentada dos festivais culturais, apoio governamental adequado e segurança no destino dos festivais.</p> 2023-11-06T19:11:35-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3596 A sequência de camarão como patrimônio gastronômico da Lagoa da Conceição, Florianópolis-SC,Brasil 2023-11-08T19:34:01-03:00 Matheus Quaglia Peixoto matheusqp@gmail.com Tiago Mondo tiagomondo@gmail.com <p>Este trabalho objetiva investigar a sequência de camarão (SeqC), produto gastronômico muito comum em Florianópolis, especificamente do bairro da Lagoa da Conceição, observando também a relevância deste prato no contexto econômico e turístico local, na cidade de Florianópolis<em>. </em>A sequência de camarão, prato típico e comumente pedido em bares e/ou restaurantes de Florianópolis, cuja denotação, é, um prato, cujo camarão é apresentado de diversas maneiras e com diferentes complementos, é a pauta deste estudo. Para tanto, fez-se necessário adentrar este universo, usando de uma pesquisa de sentido qualitativa e quantitativa, com abordagens descritivas, contando com a pesquisa bibliográfica, além da pesquisa de campo para compreender e dar veracidade as questões supracitadas. O universo desta pesquisa pauta-se em frequentadores, funcionários e donos de restaurantes da Lagoa da Conceição, numa amostra de 21 pessoas. Conclui-se que a Lagoa da Conceição, bairro da cidade de Florianópolis possui um produto gastronômico identitário, a sequência de camarão, que emerge de histórias perpassadas de geração para geração, seja pela própria historicidade, bem como pelos falares de quem o conhece.</p> 2023-11-06T19:17:00-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3601 Economia Criativa e o Turismo Criativo: 2023-11-08T19:34:09-03:00 Daniele Liberato Roel dane_roel@hotmail.com Paula Cristina Pereira Rodrigues Chaves pchaves@uea.edu.br Marcia Raquel Cavalcante Guimarães mguimaraes@uea.edu.br <p>Os estudos de economia criativa no turismo vêm se destacando na literatura, por ser uma economia onde é possível agregar valores simbólicos e comerciais a produtos e serviços que tenham por base a criatividade, a inovação e a cultura, possibilitando que o turista possa vivenciar uma experiência envolvente e significativa. O objetivo desta pesquisa visa analisar, por meio de um levantamento bibliográfico e bibliométrico os artigos sobre a economia criativa no turismo e o turismo criativo. Para tanto, optou-se pela abordagem metodológica quali-quantitativa, fazendo o uso da análise exploratória e descritiva. Quanto aos resultados, a pesquisa percebeu que os estudos têm predominância de pesquisas bibliográficas e documentais, com enfoque qualitativo e na análise de conteúdo. Apresentam incipiências em publicações em revistas <em>Qualis</em> A, B1 e B2, e falta de estudos na região Norte e Centro-Oeste. A pesquisa também identificou lacunas nos seguintes Setores Criativos: artesanato, culturas indígenas patrimônio material, museus e arquivos. Espera-se que o trabalho possa contribuir com as discussões acadêmicas e científicas realizadas na área sob o contexto da economia criativa e o turismo criativo</p> 2023-11-06T19:21:01-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3681 Fatores Geradores de Insatisfação nos Atrativos do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ: 2023-11-08T19:34:22-03:00 Ítalo de Paula Casemiro itcasemiro@hotmail.com Bruno Francisco Teixeira Simões brunosimoes@uniriotec.br Camila Maria dos Santos Moraes camilamoraes@unirio.br Natália Talita Araújo Nascimento nataliaaraujo@unir.br Gustavo Yuho Endo gustavoendo@yahoo.com.br <p>Os atrativos são fundamentais para a configuração de um destino turístico, sendo um componente importante para a experiência do visitante em áreas naturais. O presente estudo objetiva investigar as principais causas de insatisfação dos visitantes dos principais atrativos da região do Parque Estadual da Ilha Grande-RJ (PEIG), situado em Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa examinou 553 avaliações postadas por visitantes e disponibilizadas no site TripAdvisor. Para auxiliar nas análises, foi utilizado o software Maxqda 2020. A partir da análise, 203 avaliações foram rotuladas como negativas e enquadradas em seis categorias de insatisfação do visitante. A investigação demonstrou que o excesso de visitantes, a poluição ambiental e a falta de estrutura foram os principais motivadores de insatisfação dentre o grupo amostral. Os resultados indicam a necessidade de melhoria na gestão da área protegida e de seus principais atrativos, visando promover experiências positivas para os visitantes.</p> 2023-11-06T19:32:27-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3758 Uso Público do Turismo no Parque Estadual De Serra Nova e Talhado (MG) 2023-11-08T19:34:36-03:00 Anderson Rodrigues Sobrinho andersonrsmav@gmail.com Karla Maria Silva de Faria karla_faria@ufg.br <p>O uso público em Unidades de Conservação (UC) é uma ferramenta estratégica de valorização ambiental, socioeconômica e cultural, pois as UC vêm atraindo uma gama de atores, com finalidades recreativas, educativas, esportivas, de interpretação ambiental, entre outros. A procura por áreas naturais como alternativas de recreação e lazer vem crescendo ao longo dos anos, o que já reproduz inúmeros impactos socioambientais negativos. Diante desse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o atual uso público do Parque Estadual Serra Nova e Talhado (PESTN), para contribuir com dados que auxiliem as tomadas de decisões no manejo das atividades de visitação que ocorrem na área. Esta avaliação ocorreu por meio de revisão bibliográfica, trabalhos de campo para reconhecimento da área e para aplicação de questionários com usuários do Parque e com a gestão da UC, após as autorizações emitidas pelo comitê de ética e órgão gestor das UC de Minas Gerais. Constatou-se que o PESNT tem grande potencial turístico, com atividades voltadas para o lazer e para o ecoturismo, no entanto os impactos socioambientais negativos decorrentes da atividade turística, são alguns dos fatores que podem interferir no bem-estar do visitante, na sua percepção e interpretação errônea da paisagem natural, o que se apresenta como um potencial a ser abordado pela gestão da UC nas atividades informativas para os visitantes.</p> 2023-11-06T20:14:01-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3797 Análise dos engenhos de Areia - PB mediante estratégias de diferenciação 2023-11-08T19:34:42-03:00 Kettrin Farias Bem Maracajá kettrinfarias@hotmail.com Rafael Meira Lima Freire rafael.meira@estudante.ufcg.edu.br Dianine Censon dianinecenson@gmail.com <p>O objetivo deste trabalho é identificar e analisar as estratégias de diferenciação dos engenhos da cidade de Areia, região do brejo paraibano, que compõem parte da rota turística Caminhos do Frio, especificamente no que diz respeito à Rota dos Engenhos. Quando os locais turísticos estabelecem conexões entre si, incorporando carcaterísticas e rotas específicas, isso resulta em uma compreensão mais profunda dos produtos e serviços turísticos, gerando insights valiosos para a experiência dos visitantes. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com gestores e/ou proprietários de quatro engenhos da região, a saber, engenho Vaca Brava, engenho Cachoeira, engenho Triunfo e engenho Ipueira. Os resultados obtidos demonstram que os quatro engenhos atrelam a produção de cachaça com a recepção de visitantes, ainda que nem todos tenham o turismo como grande enfoque. Dois deles cobram entradas e disponibilizam outros pontos de interesse para além do processo de produção da cachaça. Todos os engenhos apostam em estratégias de diferenciação, ainda que tais estratégias também sejam diferentes entre si. No que diz respeito às estratégias de marketing, todos os engenhos pesquisados utilizam as redes&nbsp;sociais como canal de marketing, dois engenhos têm também a prática de parcerias com atores locais, enquanto apenas um dos engenhos dispõe de um departamento de marketing. Pode-se observar, finalmente, que ainda que os engenhos pesquisados sejam diferentes entre si, tanto no que diz respeito ao tamanho da propriedade e volume de produção, como na relação para com o turismo e nas estratégias de diferenciação e de <em>marketing</em>, seus gestores têm como interesse comum o desenvolvimento da cidade de Areia e da região como produtora de cachaça, trabalhando em clima de cooperação.</p> 2023-11-06T20:18:19-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3833 Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório em Hotelaria: 2023-12-06T15:15:45-03:00 Lorena Rezende Gomes loorenarezende@hotmail.com Dan Gabriel D'Onofre donofretur@gmail.com Mariana Pires Vidal López marividal@gmail.com <p>Elaborado pela equipe docente do então Departamento de Economia Doméstica, o Curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) surgiu em 2010, enquanto resultado do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Após mais de uma década de existência, este artigo tem o objetivo de analisar o papel do Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO) na formação de egressos em Hotelaria da UFRRJ. A abordagem metodológica é quali-quantitativa, mediada sobretudo pelo lugar de escrita dos autores que compõem a comunidade do referido curso ruralino. Os dados primários foram coletados através de um questionário eletrônico aplicado aos egressos que já realizaram o estágio obrigatório e concluíram a graduação até o ano de 2017. Os resultados da análise estatística dos dados primários permitiram conhecer como o ECSO impacta positivamente a formação destes egressos. Por outro lado, descobriram-se impactos negativos que aprofundam desgastes físicos, sociais e psicológicos no que diz respeito à vida pessoal, ao lazer e ao acúmulo de tarefas ligadas à formação. A concentração da malha hoteleira do estado do Rio de Janeiro na capital fluminense, com destaque à Zona Sul carioca, torna-se um complicador no que diz respeito ao exercício do ECSO concomitantemente às demais&nbsp;obrigações curriculares do Curso de Hotelaria da UFRRJ, sediado em Seropédica, município da Baixada Fluminense.</p> 2023-11-08T18:58:12-03:00 ##submission.copyrightStatement## http://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/3892 "E vai prestar este museu lá em casa?" Reflexões sobre a experiência dos Museus Orgânicos na Chapada do Araripe, CE. 2023-12-27T17:26:09-03:00 Andrea Rabinovici arabinovici@unifesp.br Thiago Allis thiagoallis@usp.br Júnior dos Santos agenciaturismocomunitario@gmail.com <p>Este trabalho propõe um debate sobre os nexos entre novas abordagens museológicas e o desenvolvimento socioeconômico, tendo por enfoque as práticas de Turismo de Base Comunitária (TBC). Para tanto, traz um conteúdo empírico original, a partir da apresentação, descrição e discussão sobre os Museus Orgânicos (MOs), iniciativa concebida e liderada pela Fundação Casa Grande e parceiros na região de Nova Olinda (CE). De caráter descritivo e exploratório, o trabalho é resultado da associação entre pesquisadores e um protagonista local que participou da concepção e do acompanhamento da gestão desses museus e de programas de visitação turística. Cotejando as práticas observadas na região - proporcionadas por visitas organizadas entre 2022 e 2023 - com os relatos e debates na literatura, percebem-se princípios museológicos convergentes, reforçando, assim, a necessidade promoção desses movimentos comunitários para a produção de iniciativas transformadoras, valorização de identidades culturais e estímulo a práticas turísticas comunitárias. O trabalho contribui, ainda, para apresentar agendas de pesquisa na interface entre turismo, museologia e desenvolvimento comunitário, assumindo que iniciativas semelhantes precisam ser conhecidas, debatidas e colocadas em movimento para aprendizado coletivo entre comunidades, gestores públicos, visitantes e outros atores sociais interessados no desenvolvimento socioeconômico através do TBC.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Turismo de Base Comunitária, desenvolvimento comunitário, Nova museologia, Museus Orgânicos, Fundação Casa Grande (Ceará/Brasil).</p> 2023-12-27T17:15:29-03:00 ##submission.copyrightStatement##