Sobre a Revista

Foco e Escopo

A CULTUR - Revista de Cultura e Turismo foi criada em 2007 com a missão de fomentar a produção científica e a disseminação de conhecimento multidisciplinar relacionados com Cultura, Lazer e Turismo. O objetivo da CULTUR é promover a troca de informações, a reflexão e o debate a partir da publicação de conteúdo científico.  

Atualmente, a periodicidade é semestral e as contribuições para publicação devem ter como tema central o turismo, sendo priorizados os trabalhos que tratem da interface com cultura, lazer e áreas afins. 

Áreas de interesse: Turismo, Cultura, Lazer e Áreas afins.

ISSN: 1982.5838

Periodicidade: Semestral

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A CULTUR apresenta uma única seção, ou seja, publica apenas artigos científicos originais. São priorizados os trabalhos oriundos de pós-graduação, sendo aceitos artigos em português, inglês e espanhol, que são publicados na língua que os trabalhos forem enviados. Não há determinação do número máximo de artigos de um mesmo autor por ano.

Os autores devem submeter seus trabalhos para a avaliação na CULTUR utilizando o sistema OJS (Open Journal Systems), em conformidade com todos itens listados na seção Submissões / Diretrizes para Autores. Ressalta-se que os trabalhos submetidos à CULTUR não devem estar sendo avaliados por outros periódicos.

Ao serem recebidos, os artigos passam por uma pré-avaliação editorial para a verificação do cumprimento das normas e o enquadramento no foco e escopo da revista. Após essa primeira etapa de avaliação, os artigos são submetidos à apreciação anônima de pelo menos dois pareceristas (Sistema Double Blind Review).

Aos avaliadores é solicitado que o trabalho seja revisado criteriosamente, indicando quando necessário, as sugestões e recomendações que serão repassadas ao(s) autor(es). As sugestões têm caráter facultativo e as recomendações tem caráter obrigatório.

Por fim, os avaliadores indicam o parecer atribuído ao trabalho, podendo receber uma das seguintes menções: Aprovação sem restrições, Aprovação após adequação (Não retorna ao avaliador), Submissão para nova avaliação (Correções obrigatórias) e Não aprovação.

No caso de emissão de pareceres contraditórios, o desempate resultará da submissão do artigo a um terceiro parecerista.

Os trabalhos aceitos com correções obrigatórias devem retornar para que os autores realizem os ajustes solicitados pelo pareceristas, e posteriormente serão reavaliados pelos editores e/ou avaliadores da revista. 

Na última edição de cada ano, a CULTUR divulga a lista dos avaliadores que participaram do processo de avaliação dos artigos no período.

 

Política de Acesso Livre

A CULTUR oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Seguindo a política de acesso livre e gratuito, não são cobradas taxas para submissão, avaliação ou publicação dos artigos. 

 

Arquivamento e preservação

A CULTUR utiliza o sistema LOCKSS para assegurar arquivamento seguro e permanente do cache da sua revista.

A Revista CULTUR usa o DOI como identificador digital de objetos.

 

Indexadores

Diadorim – Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras - https://diadorim.ibict.br/

Latindex – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal - https://www.latindex.org/latindex/inicio

Sumários.org - Sumários de Revistas Brasileiras - https://www.sumarios.org/

CIRET - Centro Internacional de Pesquisa Transdisciplinar - https://ciret-transdisciplinarity.org/index_en.php

 

Sponsors

A manutenção financeira da revista é feita pela Universidade Estadual de Santa Cruz  com o apoio da Editus – Editora da UESC, que  proporciona o serviço de suporte técnico e operacional aos editores e o gerenciamento do Portal de Periódicos da instituição https://periodicos.uesc.br/

 

Histórico do periódico

Considerando a complexidade da relação da Cultura e Turismo, e que suas investigações eram bastante incipientes, em 2007 um grupo de professores do Mestrado em Cultura e Turismo da Universidade Estadual de Santa Cruz resolveu criar um periódico a fim de fomentar a produção científica e a disseminação de conhecimento nessas áreas. Nesse contexto, o Grupo de Pesquisa Cultura e Turismo: Políticas e Planejamento idealizou o 1° CULTUR - Seminário de Pesquisa em Cultura e Turismo e os melhores trabalhos foram publicados na primeira edição da CULTUR - Revista de Cultura e Turismo. Atualmente o periódico tem periodicidade semestral, conta com a colaboração de mais de 100 docentes de importantes universidades de 13 países para avaliação de seus artigos.  A partir de 2011 todas as edições tiveram pelo menos dois artigos escritos em outros idiomas com os temas diversos e autores de diversas instituições e países.