https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/issue/feedCULTUR - Revista de Cultura e Turismo2024-11-27T19:48:10-03:00Marco Aurélio Avilamavila1000@gmail.comOpen Journal Systems<div align="justify">A Cultur - Revista de Cultura e Turismo foi criada em 2007 com a missão de fomentar a produção científica e a disseminação de conhecimento multidisciplinar relacionados com Cultura, Lazer e Turismo, objetivando a troca de informações, a reflexão e o debate, provendo assim o desenvolvimento social. Atualmente, a periodicidade é semestral e as contribuições para publicação devem ter como tema central o turismo, sendo priorizados os trabalhos que tratem da interface com cultura, lazer e áreas afins. São priorizados os trabalhos oriundos de pós-graduação, sendo aceitos artigos em português, inglês e espanhol, que são publicados na língua que os trabalhos forem enviados.</div>https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/4173Los Corredores Gastronômicos: zonas potenciales para el desarollo turístico de Manabí-Ecuador2024-11-27T19:47:14-03:00Angel Guillermo Félixafelix@espam.edu.ecEliana Povedaeliana.poveda@utm.edu.ecIrene Rodriguezirene.rodriguez@uleam.edu.ecYadira Parragayparraga@espam.edu.ec<p>A geração de novos conceitos com valor acrescentado em zonas rurais de destinos que tradicionalmente se caracterizaram pelo desenvolvimento do turismo de sol e praia é essencial. A gastronomia é um dos principais recursos atrativos do meio rural da região central de Manabí - Equador, onde a consolidação dos corredores gastronômicos se apresenta como uma grande oportunidade para o desenvolvimento do turismo. O objetivo desta pesquisa é caracterizar os potenciais corredores gastronômicos nas áreas rurais dos principais cantões de Manabí, tais como: Portoviejo, a capital, e Manta, o principal porto marítimo da província. A metodologia utilizada neste estudo é qualitativa, com características exploratórias e descritivas. Num primeiro momento é realizado um trabalho de observação de campo, onde são georreferenciados os negócios gastronómicos tradicionais e a informação é organizada através da utilização de fichas de diagnóstico das comunidades turísticas. , a seguir as informações são processadas e ilustradas por meio de cartografia especializada desenvolvida no software ArcGIS. Foram identificados treze corredores gastronômicos rurais, sete no cantão Portoviejo e seis no cantão Manta, que se diferenciam pela especialidade gastronômica, infraestrutura e recursos complementares.</p>2024-11-07T15:06:32-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/4125Marketing de Mídias Sociais e Produtos e Produtos Gastronômicos da Caatinga2024-11-27T19:47:21-03:00Patricia Cardoso Lyra da Fonsecapatricia.lyra.fonseca@gmail.comAndré Falcão Durãoandre.durao@ufpe.brJosé William de Queiroz Barbosawilliam.queirozb@hotmail.com<p style="text-align: justify; background: #FDFDFD; margin: 0cm 0cm 12.0pt 0cm;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">O objetivo do presente estudo é analisar de que forma o conteúdo promocional de produtos gastronômicos da Caatinga é desenvolvido no Instagram. Tem-se como objeto de pesquisa a Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no sertão da Bahia. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, adotando-se o método de estudo de caso. Para coleta de dados, realizou-se pesquisa documental (<em>corpus</em> de 219 documentos em texto) e uma entrevista semiestruturada com a Assessora de Comunicação da cooperativa. Para análise dos dados foi utilizada a análise de conteúdo categorial. Os resultados indicaram que a Coopercuc utiliza diferentes estratégias de marketing digital para a promoção dos produtos gastronômicos produzidos pela cooperativa. Constatou-se, ainda, que esse conteúdo promocional é trabalhado de modo a agregar valor e refletir o conceito da empresa. Em termos teóricos, a pesquisa contribui para o campo de estudos sobre gastronomia e marketing digital. Em termos gerenciais, fornece subsídios informacionais voltados a estratégias de marketing digital que podem ser aproveitados por outras empresas do setor analisado.</span></p>2024-11-07T15:04:22-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/4100A Relevância da Parada Nerd para o Turismo de Campo Grande, MS2024-11-27T19:47:28-03:00Maria Luiza Paranhos Baltuilhemarialuizaparanhos@hotmail.comMarta Regina da Silva-Melomartamelors@gmail.com<p>Com o advento da globalização, a cultura pop e <em>nerd </em>estão inseridas no contexto midiático e seu crescimento vem se expandindo a cada ano. Nesse sentido, muitos eventos estão sendo criados para contemplar o público dessas culturas e, consequentemente, movimentando a cadeia produtiva de cidades que protagonizam esses eventos. Em Campo Grande, MS, há um evento voltado para o segmento <em>nerd</em>, em relação ao qual o presente artigo teve como objetivo analisar de que forma a Parada Nerd é relevante para o turismo do município. A metodologia do estudo tem caráter exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário direcionado aos participantes do evento, e a análise foi feita por meios estatísticos, para quantificar a relevância da Parada Nerd para o turismo da cidade. Os resultados apontaram que o evento contribui para o desenvolvimento socioêconomico de Campo Grande e é relevante para impulsionar o turismo do município. No entanto, para maximizar o fluxo turístico e os benefícios da Parada Nerd, é necessário um direcionamento e incentivo tanto do setor público quanto do setor privado, a fim de transformar o evento em um produto turístico efetivo.</p>2024-11-07T15:05:08-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/4207Estudo do Pensamento Social do Rio de Janeiro a partir das Representações Sociais construídas pelos cariocas2024-11-27T19:47:35-03:00Anderson Pereira Mendonçaanderson.p.mendonca@hotmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O presente estudo tem como objetivo compreender, através da análise das representações sociais, o pensamento social da população carioca acerca da própria cidade. Com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a coleta de dados foi realizada em espaços públicos da Cidade do Rio de Janeiro, contando com a participação de 105 pessoas. Partindo da Teoria das Representações Sociais, foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário de evocação livre, tendo como estímulo indutor a palavra “Rio de Janeiro”. Foi pedido aos participantes que escrevessem 5 palavras que viessem à mente e, posteriormente, as hierarquizassem em ordem de importância. Para a produção das análises prototípica e de similitude foi utilizado o Software Iramuteq, sendo possível identificar, segundo a Teoria do Núcleo Central, a estrutura das representações sociais evocadas. Constatou-se que o núcleo central foi constituído pelas seguintes palavras, respectivamente: Praia (67) e Violência (40). Por sua vez, a primeira periferia, pelos termos: Calor (23), Beleza (20), Cristo Redentor (18) e Favela (13). Já os elementos de contraste encontrados foram: Alegria (12), Carnaval ( 9), Sol (8), Casa (7), Educação (4) e Família (4). De modo geral, apesar da riqueza e diversidade de percepções acerca do Rio de Janeiro referentes ao ambiente urbano e o cotidiano que atravessam as pessoas e os grupos sociais, os resultados obtidos expressam que no imaginário social do carioca é predominante uma visão estereotipada da própria cidade. Algo que pode estar intrinsecamente relacionado ao papel do turismo na construção da identidade local. </span></p> <p><span style="font-weight: 400;"><strong>Palavras Chave:</strong> Rio de Janeiro; Representações sociais; Pensamento social, Estereótipos;</span></p>2024-11-07T15:03:47-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/4091Dark Tourism: uma revisão sistemática no contexto brasileiro2024-11-27T19:47:51-03:00Felipe Gomes do Nascimentofelipegomes.1491@gmail.comKennedy Kaufummam Costa Mafrakennedyifrn@gmail.comAmanda Sueli Madeira Pereiraamandamadeirap@gmail.comElídio Vanzellaelidiovanzella@gmail.com<p>A relação do turismo com locais de morte, desastre, crime e sofrimento parece uma conjunção anômala posto que estes lugares carregam estigmas, questões éticas e despertam muitas vezes sentimentos contrários ao proposto nos momentos de entretenimento e lazer turístico. Porém, o consumo de viagens relacionadas a lugares com aspectos de morte passaram a ser um imperativos nos estudos turísticos, dada os novos desejos do visitante no mundo pós-moderno, que busca estímulo emocional, que possibilitem experienciar sentimentos. Neste contexto o objetivo deste estudo foi identificar a evolução de publicações de <em>dark tourism </em> no contexto brasileiro, com o intuito de compreender as principais temáticas estudadas, quais destinos e atrativos se destacam no contexto brasileiro e quais são as perspectivas para futuras pesquisas neste campo de estudo. Para isso, realizou pesquisa exploratório-descritiva, sob análise qualitativa,a partir da revisão sistemática. Os resultados demonstraram que a produção científica em periódicos nacionais sobre <em>dark tourism </em>, é incipientes quando comparados com os estudos internacionais, uma vez que o debate internacional sobre o tema é datado em 1990, e no Brasil iniciou apenas ano 2012, com destaque para as cidades de Curitiba-PR, Santa Vitória do Palmar-RS, Corumbá -MT, Natal-RN, São Paulo-SP, Diamantina-MG, Barbacena - MG, Recife-PE e João Pessoa-PB. Verificou-se também que o tema está ligado a debates ligados ao turismo cemiterial, dado a ressignificação desses espaços, uma vez que a morte possui diversas interpretações, ligada ao contexto da cultura de cada sociedade. Sugere para futuras pesquisas a expansão para banco de teses e dissertações.</p>2024-11-07T15:13:37-03:00##submission.copyrightStatement##https://periodicos.uesc.br/index.php/cultur/article/view/4084Impactos del Turismo en Amatlán de Quetzalcóatl: organización comunitaria frente a la turistificación2024-11-27T19:48:03-03:00Cesar Mauricio Salas Benítezcesalbe@hotmail.com<p>El crecimiento de negocios turísticos ha generado impactos sobre el medio social y ambiental en Amatlán de Quetzalcóatl. Así, la población indígena ha realizado determinadas acciones para limitar la actividad y prevenir una turistificación como la acontecida en Tepoztlán Pueblo Mágico. Estas acciones consisten en la utilización de instrumentos enmarcados en los usos y costumbres, así como en un repertorio de estrategias heredado de una tradición de lucha por la tierra para negociar los límites de la actividad. De este modo, se han generado acuerdos entre la comunidad y los empresarios para realizar una actividad con menores impactos, que se oriente hacia un turismo más inclusivo y con una mayor presencia en la gestión de la actividad de la población local. En este trabajo se utilizaron las estrategias de la metodología mixta. El objetivo consistió en revelar los mecanismos de la comunidad para limitar el crecimiento del turismo con el fin de generar una actividad más inclusiva y con menores impactos. Se observó que el avance del turismo es progresivo y que en el futuro serán las formas de negociación dentro de la comunidad, las que conduzcan a acuerdos en los cuales se llegue a una actividad más inclusiva y con mayor participación de los pobladores locales, con el fin de generar un turismo con mayores beneficios y menores impactos negativos.</p>2016-11-03T14:36:48-03:00##submission.copyrightStatement##