PATRIMÔNIO, TURISMO E DESENVOLVIMENTO: UM ESTUDO SOBRE A PUXADA DO MASTRO DE SÃO SEBASTIÃO EM OLIVENÇA, ILHÉUS-BAHIA

  • Luiz Felipe Mendes Oliveira Educador Patrimonial/Museu da Cidade de São Paulo. Mestrando em Turismo/EACH-USP. Graduado em Gestão de Turismo/ IFSP-SP.
  • Luiz Gonzaga Godoi Trigo Professor titular/ EACH-USP. Graduado em Turismo e licenciado em Filosofia/ PUC-Campinas. Mestre em Filosofia Social/ PUC-Campinas. Doutor em Educação/ UNICAMP. Livre Docente em Lazer e Turismo pela ECA/USP (2003).
Palavras-chave: Turismo, Patrimônio cultural, Comunidade Local, São Sebastião, Ilhéus-BA.

Resumo

Este estudo apresenta e discute os resultados da vivência em campo realizada em Olivença (Ilhéus-BA), onde se investigou as relações entre o turismo e o patrimônio cultural, enfatizando os processos políticos e sociais correspondentes à construção de pertença sobre o patrimônio imaterial. Tendo como foco a celebração da Festa de São Sebastião de Olivença, discute-se a apropriação simbólica do bem cultural pela comunidade a partir de uma perspectiva de desenvolvimento turístico endógeno de modo a complexificar os conceitos, noções e articulações que incidem da relação entre a difusão do patrimônio cultural e a prática do turismo. O presente estudo insere-se no contexto da disciplina “Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento Local” vinculada à rede de estudos da Cátedra Cultural, Turismo e Desenvolvimento da UNESCO e oferecida pelos programas de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política e Pós-graduação em Turismo da Universidade de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Mendes Oliveira, Educador Patrimonial/Museu da Cidade de São Paulo. Mestrando em Turismo/EACH-USP. Graduado em Gestão de Turismo/ IFSP-SP.
Mestrando em Ciências pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), desenvolve pesquisa na área de patrimônio e educação patrimonial, com ênfase na celebração da Puxada do Mastro de São Sebastião de Olivença em Ilhéus ?BA. Graduado em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Possui qualificação e estágio técnico internacional em Turismo, Hotelaria e Espanhol pela Universidade de Alicante (UA) na Espanha. Técnico em Museu pelo Centro Paula Souza. Tem experiência em educação formal e não-formal, já atuou como educador no Museu de Arte Sacra de São Paulo e monitor em disciplinas de aprimoramento didático de ensino e pesquisa pelo IFSP e USP. Atualmente trabalha como educador patrimonial no Museu da Cidade de São Paulo.
Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Professor titular/ EACH-USP. Graduado em Turismo e licenciado em Filosofia/ PUC-Campinas. Mestre em Filosofia Social/ PUC-Campinas. Doutor em Educação/ UNICAMP. Livre Docente em Lazer e Turismo pela ECA/USP (2003).
Professor titular da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, atuando nos mestrados de Turismo e de Estudos Culturais e na graduação de Lazer e Turismo. Graduado em Turismo (1983) e licenciado em Filosofia (1988) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; mestre em Filosofia Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991); doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Livre Docente em Lazer e Turismo pela ECA/USP (2003). É professor titular da EACH-USP desde 2011. Foi diretor de turismo da Prefeitura de Campinas (1989-1991), diretor e assessor de turismo e hotelaria do Senac-SP (1995-2004), professor da PUC-Campinas (1988-2007). Foi um dos membros da Comissão de Turismo do Ministério da Educação para o ENADE (2006 e 2009). Publicou 22 livros e dezenas de artigos e capítulos de livros nas áreas de viagens e turismo, educação e entretenimento. Possui experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, turismo, educação, sociedade, política e entretenimento. É membro vitalício da Congregação da EACH.

Referências

ACOSTA, E. Z. Sobre patrimonio y desarrollo. Aproximación al concepto de patrimonio cultural y su utilización en procesos de desarrollo territorial. PASOS. Revista de turismo y patrimonio cultural. Vol. 9 Nº 1 págs. 101-113, 2011.

BONI, V; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica de Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80.

BOTERF, G. L. Pesquisa participante: propostas e reflexões metodológicas. In: Brandão, C. R (org.). Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, 1999.

CANTON, A. M. Eventos: ferramenta de sustentação para as organizações do terceiro setor. São Paulo: Editora Roca, 2002.

COSTA, E. F. de J. Da Corrida de Torra ao Poranci: a permanência histórica dos Tupinambá de Olivença no sul da Bahia. (Dissertação de Mestrado) – Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília (Unb). Brasília, 2013.

COSTA, F. R. Turismo e patrimônio cultural: interpretação e qualificação. São Paulo: Editora Senac São Paulo: Edições SESC SP, 2009.

COUTO, E. S. A Puxada do Mastro: Transformações históricas da festa de São Sebastião em Olivença (Ilhéus-BA). Ilhéus: Editora da Universidade Livre do Mar e da Mata, 2001.

DIAS, M. H.; CARRARA, Ã. A. (orgs.). Um lugar na história: a capitania e comarca de Ilhéus antes do cacau. Ilhéus: Editus, 2007.

DÓRIA, M. A. A., BARROCO, H. E., LOHMANN, G. História, cultura e turismo em Olivença – Ilhéus, Bahia. Evento: Responsabilidade e Inovação: Produtos turísticos complementares a Destinos Sede de Grandes Eventos, Foz do Iguaçu, 2010.

Eliade, M. Tratado de história das religiões. São Paulo: Martins fontes, 1993.

GARCÍA CANCLINI, N. Los usos sociales del Patrimonio Cultural. In: Aguliar Criado, Encarnación (1999), Patrimonio Etnológico. Nuevas Perspectivas de estúdio. Consejería de Cultura. Junta de Andalucía. Páginas: 16-33.

GONÇALVES, J. R. S. O mal-estar no patrimônio: identidade, tempo e destruição. Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol. 28, no 55, p. 211-228, janeiro-junho 2015.

GONÇALVES, J. R S. Os limites do patrimônio. In: Beltrão, J. F; Eckert, C.; Filho, M. F. L (org.). Antropologia e patrimônio cultural: diálogos e desafios contemporâneos. Blumenau: Nova Letra, 2007.

GONZÁLEZ-VARAS, I. Conservación de bienes culturales: teoría, historia, principios y normas. 6ª ed. Madrid: Ediciones Cátedra, 2008.

IPHAN. Patrimônio Imaterial: O registro do patrimônio imaterial: dossiê final das atividades da comissão e do grupo de trabalho. Brasília: Ministério da Cultura/Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2006.

JOHAM B. von Spix; KARL F P. von Martius. Viagem pelo Brasil 1817-1820. Belo Horizonte, Itatiaia, 1981, v. 2;

JOLY, M. A análise da imagem: desafios e métodos. In: JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas, SP: Papirus, 1996.

LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 22.ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008.

LEMOS, Carlos A.C. O que é patrimônio histórico? São Paulo: Brasiliense, 1981.

LOHMANN, G; PANOSSO NETTO, A. Teoria do turismo: conceitos, modelos e sistemas. 2.ed. Ver. Ampl. São Paulo: Aleph, 2012.

MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol 17, n. 49, São Paulo, 2002.

MALINOWSKI, B. K. Introdução: tema, método e objeto desta pesquisa. In: MALINOWSKI, B. K. Argonautas do pacifico ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MAXIMILIANO, Príncipe de Wied-Neuwied. Viagem ao Brasil. São Paulo, Cia Editora Nacional, 1940.

MELLO, L. G. Antropologia cultural: iniciação, teoria e temas. 18.ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

OLIVEIRA, A. P. de. Representações sociais sobre elementos naturais e culturais como subsídios ao planejamento turístico sustentável em Olivença, Ilhéus-Bahia. Junho de 2005. (Dissertação de Mestrado) – Universidade Estadual Santa Cruz (UESC). Ilhéus-Bahia, 2005.

RAMOS, K. V. Indianidade e turismo: trocas interculturais em Olivença (Ilhéus-BA). Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da comunicação. XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Natal, RN, setembro de 2008.

SANCHEZ FILHO, S. E. M; MESQUITA FILHO, O. P. de. Puxada do Mastro de São Sebastião: institucionalização de uma festa popular. Faculdade de Comunicação, UFBA, V Enecult – Encontro de Estudos Multidisplinares em Cultura. Salvador, BA, maio de 2009.

SANTANA, A. Antropologia do turismo: analogias, encontros e relações. Tradução Eleonora Frenkel Barretto. São Paulo: Aleph, 2009.

SANTOS, A. S dos. Acervo Cultural dos Machadeiros. Documentação interna da Associação dos Machadeiros de Olivença (AMAO), Olivença, Ilhéus-BA, 2014.

SCÓTOLO, D.; PANOSSO NETTO, A. Contribuições do turismo para o desenvolvimento local. CULTUR, ANO 9 - Nº 01 - FEV (2015).

SILVA, F.F. As cidades brasileiras e o patrimônio cultural da humanidade. São Paulo: Peirópolis; Edusp, 2003.

Publicado
2018-04-09