POTENCIALIDADE DE VISITAÇÃO E REFLEXÃO ACERCA DA COMIDA E RELIGIOSIDADE COMO MEMÓRIA E PATRIMÔNIO IMATERIAL DE UM REMANESCENTE DE QUILOMBO NO ESTADO DE SÃO PAULO – CAFUNDÓ

  • Aline Soares Guedes UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - UAM
  • Senia Regina Bastos UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - UAM
Palavras-chave: Comensalidade, Religiosidade, Memória, Patrimônio cultural, Turismo, Cafundó

Resumo

A preservação de rituais e tradições que formatam a cultura afrodescendente nos remanescentes quilombolas, relaciona-se diretamente ao contexto de defesa do patrimônio cultural significativo à formação cultural brasileira. O passar dos anos, a incidência de ações e pessoas exteriores às comunidades quilombolas, além da falta de interesse de novas gerações afrodescendentes aos ensinamentos passados pelos mais velhos, têm sido fatores incidentes do enfraquecimento desta cultura. Diante das adversidades enfrentadas por alguns dos moradores do Cafundó, o turismo tem sido analisado e a ideia de sua exploração potencializada para juntos servirem como ferramentas de captação de recursos e fortalecimento do que permeia os hábitos afrodescendentes, antes praticados na comunidade e que tanto interessam a investigação de pesquisadores e visitação do público em geral. A reestruturação da comunidade para o atendimento do turismo é o grande desafio nas articulações de preservação do grupo, visto jamais terem captado recursos que os permitissem viabilizar a visitação de público, ainda que se faça isto na emblemática Festa de Santa Cruz, principal chamariz para o turismo local. A metodologia baseia-se em análise bibliográfica que dá suporte teórico às questões da temática, além de roteiros de entrevistas aplicados à moradores e/ou líderes comunitários, que auxiliam na definição de parâmetros sobre as reais necessidades estruturais que regem a viabilização da abertura do quilombo para o público e fortalece ainda, por consequência, a cultura de seu povo. Aplicou-se também como metodologia a etnografia, que teve como base a observação e participação, possibilitando também o olhar do pesquisador como visitante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Soares Guedes, UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - UAM

Gastronomia

Hospitalidade

Senia Regina Bastos, UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI - UAM
Doutora em História pela Pontífícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Anhembi Morumbi e vice líder do Grupo de Pesquisa Dimensões da Hospitalidade

Referências

FONTES

ORAL

Judite de Oliveira Pires, entrevista realizada em 20 de julho de 2016.

Noemi Elisa, entrevista realizada em 20 de julho de 2016.

Regina Aparecida Pereira, entrevista realizada em 25 de julho de 2016.

QUILOMBO DO CAFUNDÓ SALTO DE PIRAPORA. Produção de Amanda Aguiar Pires, Camila Rosa de Almeira, Janaina de Aguiar, Regina Aparecida Pereira. 22min37seg. Projeto de cultura Pilar do Sul, 2014. DOCUMENTÁRIO. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=rv_M5wLylRk. Acessado em 01 fevereiro 2016.

LEGISLAÇÃO

INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA. Política quilombola, 2015. Disponível em: < http://www.incra.gov.br/quilombola>. Acessado em 01 de fevereiro de 2016.

ARTIGOS DE PERIÓDICOS, LIVROS, DISSERTAÇÕES E TESES

BASTOS, Sênia Regina. Cidade hospitaleira: a identidade e a memória como fatores determinantes na interpretação do patrimônio cultural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2004. Porto Alegre. Anais...São Paulo: Intercom, 2004, CD-ROM.

BAUMAN, Zygmund. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

BRUSADIN, Leandro Benedini. A dinâmica do patrimônio cultural no turismo dentre o processo híbrido de memória e identidade da cultura social. Revista Cultur. Ano 9, n. 3, p. 64-85, 2015.

CARNEIRO, Henrique S. Comida e sociedade:significados sociais na história da alimentação. História: questões e debates. n.42, p.71-80, 2005.

FRANCO, Ariovaldo. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. Brasília: Thesaurus, 1995.

GIMENES, Maria Henriqueta Sperandio Garcia. Patrimônio gastronômico, patrimônio turístico: uma reflexão introdutória sobre a valorização das comidas tradicionais pelo IPHAN e a atividade turística no Brasil. In: IV Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul, 2006, Caxias do Sul.

GUEDES, Aline; MARCELINO, Grace Kelly; BASTOS, Sênia Regina. Turismo Pedagógico: Potencialidades de socialização e vivência da cultura africana no Brasil. In: IX Fórum Internacionalde Turismo do Iguassu, 2015, Foz do Iguaçu. Anais...Foz do Iguaçu, Paraná, 2015. Disponível em: < http://festivaldeturismodascataratas.com/wp-content/uploads/2015/12/12.-Turismo-Pedag%C3%B3gico-em-Remanescentes-de-Quilombos-Potencialidades-de-Socializa%C3%A7%C3%A3o-e-Viv%C3%AAncia-da-Cultura-Africana-no-Brasil.pdf>. Acessado em: 27 de julho 2016.

MACIEL, Maria Eunice. Cultura e alimentação ou o que têm a ver os macaquinhos de Koshima com Brillat-Savarin?. Horizontes Antropológicos.vol.7, n.16, 2001.

MARANGON, Adalva Cordeiro Galvão. Hábitos alimentares e cultura local: desvelando discursos e marcas identitárias em Belo Jardim/PE. 2009. 112p. Dissertação (Mestrado em Letras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2009. Disponível em: http://tede.biblioteca.ufpb.br/bitstream/tede/6504/1/arquivototal.pdf. Acessado em 04 de dezembro de 2015.

MORAIS, Luciana Patricia de. Comida, identidade e patrimônio: articulações possíveis. História: questões e debates. n. 54, p.227-254, 2011.

NORA, Pierre. Entre memória e história. Tradução de Yara Aun Khoury. Proj. História. São Paulo, 1993.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos. vol. 5, n. 10, p.200-212, 1992.

SILVA, George; MELO, Sayonara Figueirôa Bezerra de. Análise religiosa e cultural das comunidades quilombolas na atualidade. In: V Colóquio de História – Perspectivas históricas, 2011, São Paulo.

VOGT, Carlos; FRY, Peter. Cafundó, a África no Brasil: linguagem e sociedade. São Paulo: Editora Unicamp, 2013.

WELTEN, Ruud. Hospitality and it’s ambivalences on Zygmunt Bauman. Hospitality and Society. n. 1, vol. 5, p. 7-21, 2015.

Publicado
2018-02-17