EMPREGO DE MÉTODOS MULTICRITÉRIO PARA APOIO À DECISÃO EM EMPREENDIMENTO TURÍSTICOS: O CASO DO “HOSTEL OCEAN INN RIO”

  • Marcos dos Santos Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV)
  • Thamiris de Oliveira Rodriguez Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI-CETIQT/RJ)
  • Renato Santiago Quintal Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM)
  • Fabrício da Costa Dias Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI-CETIQT/RJ)
  • Marcone Freitas dos Reis Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI-CETIQT/RJ)
Palavras-chave: Pesquisa Operacional, Apoio Mulcritério à Decisão, Empreendimento turístico.

Resumo

Resumo: Com o fim das hostilidades da 2ª Guerra Mundial e com a melhoria do poder aquisitivo das pessoas, o turismo tornou-se uma relevante atividade econômica em todo mundo, gerando milhões de empregos diretos e indiretos. Nesse contexto, os hotéis desempenham um papel central. Com o advento da internet e a evolução das suas inúmeras ferramentas de busca e pesquisa, pode-se rapidamente pesquisar a disponibilidade de vagas em hotéis em qualquer lugar do mundo, inclusive em ordem crescente dos valores das diárias, além de outras informações relevantes, tais como: localização; fotografia das instalações; acesso à internet sem fio; entre outras facilidades. A partir desse modelo de negócio, surgiu a necessidade de estabelecer as informações que os potenciais clientes desejam saber e a importância relativa entre elas, a fim de que as mesmas sejam disponibilizadas no site do hotel. Dentre os inúmeros métodos multicritério de apoio à decisão, foi utizado o método Analytic Hierarchy Process (AHP), o qual parece adequado à solução de problemas dessa natureza, especialmente por ser um método compensatório. O método AHP, concebido por Thomas Saaty, foi um dos primeiros métodos desenvolvidos pela Escola Americana, sendo um dos métodos mais utilizados do mundo. Para a aplicação do método, foi realizada uma série de entrevistas com os clientes e com o gerente de um hotel, aplicando-se a Escala Fundamental de Saaty na comparação das informações pré-selecionadas.

Palavras-chave: Pesquisa Operacional; Apoio Mulcritério à Decisão; Empreendimento turístico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos dos Santos, Centro de Análises de Sistemas Navais (CASNAV)
Bacharel em Ciências Navais pela Escola Naval. Licenciado em Matemática e pós-graduado (Especialista) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em Engenharia de Produção (Pesquisa Operacional - Simulação) pela COPPE/UFRJ. Doutorando em Engenharia de Produção (Modelagem no Apoio à Decisão) pela Universidade Federal Fluminense. Gerente de Projetos e Pesquisador no Centro de Análise de Sistemas Navais e Coordenador Geral do XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha (SPOLM).
Thamiris de Oliveira Rodriguez, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI-CETIQT/RJ)
Graduanda em Engenharia de Produção pelo SENAI-CETIQT/RJ.
Renato Santiago Quintal, Pagadoria de Pessoal da Marinha (PAPEM)
Doutorando em Ambiente e Desenvolvimento (UNIVATES); Mestre em Ciências Contábeis (Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Especialista em Comércio Exterior (Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro); Especialista em Gerenciamento de Projetos (Fundação Getúlio Vargas); Bacharel em Administração (Universidade Cândido Mendes) e em Ciências Navais, com Habilitação em Administração de Sistemas (Escola Naval). Atualmente é Oficial Superior da Ativa do Corpo de Intendentes da Marinha do Brasil, ocupa o posto de Capitão de Corveta e desempenha a função de Chefe do Departamento de Sistemas de Pagamento da Pagadoria de Pessoal da Marinha. Membro do Corpo Editorial da Revista PAGMAR (ISSN 2318-1702 versão impressa e ISSN 2446-4791 versão online). Sítio oficial da Revista PAGMAR: http://www.mar.mil.br/papem/revistapagmar/ Link para acessar CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4729836017574731 E-mail: rsantiago79@hotmail.com
Fabrício da Costa Dias, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI-CETIQT/RJ)
Doutorando em Engenharia Civil (UFF), Mestre em Engenharia Civil (UFF) e graduado em Engenharia de Produção e Química (UNIGRANRIO), com atuação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello (PETROBRAS/CENPES). Professor e Pesquisador do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI-CETIQT).
Marcone Freitas dos Reis, Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI-CETIQT/RJ)
Engenheiro de Produção Graduado pela UERJ e Professor no SENAI/CETIQT. Doutorando e Mestre em Engenharia Civil (Gestão, Produção e Meio Ambiente) pela UFF, com Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela UERJ. Atualmente trabalhando como coordenador de projetos e planejamento de parada programada de plataformas da Petrobras na Unidade Operacional Rio (UO-RIO). Experiência em: gestão de processos, 3 anos na área de produção de indústria farmacêutica com implementação de ferramentas Lean Manufacturing; manutenção predial, área de qualidade, 5 anos na indústria automotiva na área de logística de pós-vendas, desenvolvimento de produtos e Liberação técnica. Conhecimentos em implantação de normas (ISO 9001 e ISO/TS 16949), realização e acompanhamento de auditorias. Conhecimentos em ferramentas da Qualidade: CEP, PPAP, PDCA, FMEA, 5S e Gerenciamento Visual.

Referências

Almeida, A. T. (2013). Processo de Decisão nas Organizações: construindo modelos de decisão multicritério. 1ª Ed. São Paulo: Editora Atlas.

Eisenhardt. K. & Zbaracki. M., J. (1992). Strategic Decision Making. Strategic management Journal. V. 13, p. 17-37.

Hillier, F. S. & Lieberman, G. J. (2006). Introdução à Pesquisa Operacional. 8ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill.

Janis. I., L. (1989). Crucial decisions. NY: Free Press.

Lachtermacher. G. (2009). Pesquisa Operacional na tomada de decisões: Modelagem em Excel. 4ed. Rio de Janeiro. Prentice Hall Brasil.

Saaty, T. L (1980). The Analytic Hierarchy Process. N. York, USA: McGraw-Hill.

Sabia. R., J.; Lima. A. F. O. & Junior. F. A. V. S. (2015). Método Analytic Hierarchy Process - AHP aplicado a pegada hídrica na região metropolitana do Cariri. Anais do XXXV Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP). Fortaleza - Brasil. p. 1-13.

Vergara. S, C. (1998). Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. Editora Atlas. 2ª Ed.

Publicado
2018-04-09