O entorno da escola e o ensino de Geografia:
uma análise socioeconômica e de infraestrutura utilizando o formulário do google
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades e contradições no que tange ao direito à educação a partir dos depoimentos dos estudantes do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (CMLEM) em Itabuna-BA. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa que valoriza a participação efetiva dos sujeitos participantes da pesquisa, tendo em vista que as interpretações são baseadas em suas experiências cotidianas no acesso à escola. Uma investigação que emerge no interior do Programa Residência Pedagógica (PRP) do subprojeto de Geografia fomentada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante as reflexões da prática em sala de aula e das leituras realizadas e discutidas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) na presença de outros bolsistas e da professora orientadora do programa. A coleta de dados no ambiente de estudo utilizou-se da ferramenta “Formulários” do Google, delimitando o enfoque nas questões socioeconômicas e de infraestrutura. Vale ressaltar que a técnica de investigação aplicada foi feita garantindo o total anonimato dos sujeitos participantes da pesquisa. Os dados obtidos destacaram que aproximadamente 65% das famílias dos estudantes possuem renda mensal entre um e dois salários mínimos, mas que apesar dessa conjuntura, arcam com o custo diário para ir e vir da escola, enfrentando diversos desafios como a violência e o trânsito para garantir o direito à educação.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 14.818, de 16 de janeiro de 2024. Institui o Programa Pé-de-Meia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 17 jan. 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/l14818.htm. Acesso em: 16 mai. 2026.
CASTROGIOVANNI, A. C. Para entender a necessidade de práticas prazerosas no ensino de geografia na pós-modernidade. In: REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. (Orgs.). Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/ZX4cTGrqYfVhr7LvVyDBgdb/?lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2025.
KOWARICK, L. Capitalismo e marginalidade na América Latina. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
LÖSCH, S.; RAMBO, C. A.; FERREIRA, J. L. A pesquisa exploratória na abordagem qualitativa em educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 18. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/17958. Acesso em: 16 mai. 2026.
MARCHI, M. A produção contemporânea do espaço urbano e o direito à cidade: um estudo sobre a inserção do programa minha casa minha vida na área conurbada de Florianópolis. 2015. 267 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/158808/336972.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 31 ago. 2024.
SILVA, A. A. P. et al. Características do ambiente no entorno de escolas, distância da residência e deslocamento ativo em adolescentes de Curitiba, Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/p4kmXWRBLdHbZHWV35ZKchN/?lang=pt. Acesso em: 16 mai. 2026.
Copyright (c) 2026 Geografia Grapiúna

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
![]()
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).