O açude Pataxó na percepção de alunos de uma escola pública do município de Ipanguaçú (RN)
Resumo
A hidrografia é um ramo da Geografia Física que estuda a distribuição da água do planeta Terra nas diferentes escalas local e global. A pesquisa aborda a escala local por meio dos resultados de uma oficina pedagógica desenvolvida a partir das vivências dos estudantes de uma escola pública municipal, durante uma aula de campo ao açude público Pataxó, localizado na comunidade Pataxó (Ipanguaçu/RN). O objetivo foi analisar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre o açude Pataxó e sua importância para o ensino de Geografia. A pesquisa de natureza qualitativa teve como procedimento metodológico, a análise bibliográfica sobre a hidrografia no ensino de Geografia, abordada mediante um recorte da hidrografia municipal com base no açude público comunitário por meio das diferentes discrições dos alunos, com a aplicação de questionários para coletar dados primários e a partir das questões norteadoras, a confecção de mapas mentais participativos. Nesse sentido, o estudo usou o recorte do açude a partir da análise dos aspectos físicos e sociais do entorno, visando assim relacionar os conhecimentos da turma com perguntas diagnósticas prévias em uma aula referente a hidrografia do município e como resultado foram elaborados mapas mentais que mostraram como os alunos percebem o reservatório.
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