O açude Pataxó na percepção de alunos de uma escola pública do município de Ipanguaçú (RN)

Palavras-chave: Ensino de Geografia, Manancial superficial, Reservatórios, Hidrografia

Resumo

A hidrografia é um ramo da Geografia Física que estuda a distribuição da água do planeta Terra nas diferentes escalas local e global. A pesquisa aborda a escala local por meio dos resultados de uma oficina pedagógica desenvolvida a partir das vivências dos estudantes de uma escola pública municipal, durante uma aula de campo ao açude público Pataxó, localizado na comunidade Pataxó (Ipanguaçu/RN). O objetivo foi analisar a percepção de alunos do 7º ano do ensino fundamental sobre o açude Pataxó e sua importância para o ensino de Geografia. A pesquisa de natureza qualitativa teve como procedimento metodológico, a análise bibliográfica sobre a hidrografia no ensino de Geografia, abordada mediante um recorte da hidrografia municipal com base no açude público comunitário por meio das diferentes discrições dos alunos, com a aplicação de questionários para coletar dados primários e a partir das questões norteadoras, a confecção de mapas mentais participativos. Nesse sentido, o estudo usou o recorte do açude a partir da análise dos aspectos físicos e sociais do entorno, visando assim relacionar os conhecimentos da turma com perguntas diagnósticas prévias em uma aula referente a hidrografia do município e como resultado foram elaborados mapas mentais que mostraram como os alunos percebem o reservatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilca Costa Alves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Brasil

Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - Campus Avançado de Assú (UERN/CAA). Participou como bolsista do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) com estudos voltados para área da Geografia física.

Josiel de Alencar Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Brasil

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Geociências e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente sou professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú (RN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Campus Central. Minhas pesquisas e ensino estão relacionadas a área da Geografia, com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrogeografia e Geocartografia.

Referências

ANA – Agência Nacional de Águas. Conjuntura dos recursos hídricos no Brasil: regiões hidrográficas brasileiras. Brasília, 2015. Disponível em: Conjuntura dos Recursos Hídricos — Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (snirh.gov.br). Acesso em: 17 de dezembro de 2023.

ANA – Agência Nacional de Águas. Plano Nacional de Segurança Hídrica. Brasília, 2019. Disponível em: https://sinapse.gife.org.br/download/plano-nacional-de-seguranca-hidrica. Acesso em: 17 de dezembro de 2023.

ANTONINO, A. C. D.; AUDRY, P. Utilização de água no cultivo de vazante no Semi-Árido do Nordeste do Brasil. Recife: UFPE, 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 17 dez. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia. Acesso em: 17 dez. 2023.

CALLAI, H. C. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualização no cotidiano. 12. ed. Porto Alegre: Mediação, 2017, p.71-114.

CAVALCANTI, L. S. A Geografia e a realidade Escolar Contemporânea: Avanços, caminhos, alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – pesquisas atuais. Nov. 2010. Belo Horizonte. Anais [...].: UFMG, 2010. p.1-16. Disponível em: A geografia e a realidade escolar contemporânea | NEPEG. Acesso em: 17 de dezembro de 2023.

CPRM. Diagnóstico do município de Ipanguaçu, Estado do Rio Grande do Norte. CPRM/PRODEEM, 2005. Disponível em: https://rigeo.cprm.gov.br/bitstream/doc/16969/1/rel_ipanguacu. Acesso em: 10 ago. 2023.

DANTAS, S. P. Açudagem no nordeste brasileiro e no Ceará: estimativa de evaporação do açude Castanho em um ano seco. 2017. 195f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017. Disponível em: Repositório Institucional UFC: Açudagem no nordeste brasileiro e no Ceará: estimativa de evaporação do açude Castanhão em um ano seco. Acesso em: 10 ago. 2023.

DIAS, J. A. O ensino da hidrografia no contexto da Geografia escolar. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7608. Acesso em: 17 dez. 2023.

GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUEDES, J, A. Poluição de rios em áreas urbanas. In: GUEDES, J, A. (Org.) Estudos em Hidrografia. Belo Horizonte. Dialética. 2020, p.13-29.

IBGE. Cidades e estados. 2022. Disponível em: www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rn/ipanguacu.html. Acesso em: 13 de jul. 2023.

LIMA, V. B.; ASSIS, L. F. Mapeando alguns roteiros de trabalho de campo em Sobral (CE): uma contribuição ao ensino de Geografia. Revista da Casa de Geografia de Sobral. Sobral, v.6/7, n.1, p.109-121, 2005. Disponível em: https://rcgs.uvanet.br/index.php/RCGS/article/view/125. Acesso em: 22 jan. 2024.

LINO, T. A. G. Uso do Google Earth para a análise de bacias hidrográficas no ensino de Geografia. In: SACRAMENTO, A. C. R.; KEDE. M. L. M. F. (Org.). Teorias e práticas dos componentes físicos naturais no ensino da Geografia. Rio de Janeiro. Consequência, 2022, p.183-203.

MAFRA, M. V. P.; FLORES. D. A. C. Trabalho de campo no ensino da geografia na educação básica: dificuldades e desafios para professores. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v.8, n.15, p.6-16, jul./dez. 2017. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/. Acesso em: 10 out. 2023.

MENEGHESSO, A. V.; LASTÓRIA, A. C; SILVIA, A. S. F. Hidrografia local e práticas pedagógicas de geografia no ensino fundamental paulista. Revista COCAR. Belém, v.10, n.20, p.386-405, ago.-dez. 2016. Disponível em: http://páginas.uepa.br/seer/index.php/coca. Acesso em: 12 jul. 2023.

MOLLE, F.; CARDIER, E. Manual do pequeno açude. Recife, SUDENE-DPG-PRN-DPP-WR, 1992.

OLIVEIRA, L. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, R. D. (Org.). Cartografia escolar. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2011, p.15-41.

RANGEL, M. Métodos de Ensino para a Aprendizagem e a Dinamização das Aulas. Campinas: Papirus, 2005, p.1-96.

RIBEIRO, A. P. A aula expositiva dialogada: o conceito de bacia hidrográfica a partir da aprendizagem significativa do ensino da Geografia. In: SACRAMENTO, A. C. R.; KEDE. M. L. M. F. (Org.). Teorias e práticas dos componentes físicos naturais no ensino da Geografia. Rio de Janeiro: Consequência, 2022, p. 205-226.

SILVA, F. J. G.; MELO, B. A. J. SILVA, S. E.; FONSECA, B. A. C. As temáticas físicos-naturais da Geografia escolar: práticas docentes e proporções de recursos para o ensino. Revista de Geografia. Juiz de Fora, v.12, n.1, p.36-59, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2236-837X.2022.v12.38896. Acesso em: 13 jul. 2023.

SILVA, M. C. GUEDES, J. A. Qualidade ambiental do açude de Pataxó (Ipanguaçu/RN). Revista Pensar Geografia. Mossoró, v.3, n.2, p.30-43, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.26704/pgeo.v3i2.918. Acesso em: 13 jul. 2023.

SOUZA, L. K. Y.; GUEDES, A. J. Percepção ambiental sobre o reservatório de Pataxó (Ipanguaçu/RN). Revista Presença Geográfica. Porto Velho, v.7, n.1, p.18-31, 2020, Disponível em: https://doi.org/10.36026/rpgeo.v7i1.4989. Acesso em: 13 de jul. de 2023.

TAVARES, G. U.; EVANGELISTA, A. N. A.; SANTOS, J. O; GORAYEB, A. Mapeamento colaborativo: uma interação entre cartografia e desenvolvimento sustentável no campus do PICI - Universidade Federal do Ceará. Revista ACTA Geográfica, Boa Vista: Ed. Esp. V CBEAGT, p.44-56, 2016. Disponível em: https://revista.ufrr.br/actageo/article/view/3748. Acesso em: 13 jul. 2023.

VILLAR, P. C.; HIRATA, R.; ALBUQUERQUE, J. L.; CARVALHO, A. M. As Águas subterrâneas na política nacional de recursos hídricos. Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. Brasília: ANA, 2022. 220 p. Disponível em: https://biblioteca.ana.gov.br/sophia_web/acervo/detalhe/93469?guid=1661429304776&returnUrl=%2Fsophia_web%2Fresultado%2Flistar%3Fguid%3D1661429304776%26quantidadePaginas%3D1%26codigoRegistro%3D93469%2393469&i=1. Acesso em: 17 dez. 2023.

Publicado
2024-07-02
Como Citar
ALVES, G.; GUEDES, J. O açude Pataxó na percepção de alunos de uma escola pública do município de Ipanguaçú (RN). Geografia Grapiúna, v. 4, n. 5, p. 84-107, 2 jul. 2024.
Seção
Artigos