A Educação ambiental e a sustentabilidade no contexto do semiárido: um estudo de caso em uma escola pública do município de Guamaré-RN

Palavras-chave: Questões ambientais, Sustentabilidade, Semiárido

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender como as práticas de Educação Ambiental (EA) e sua relação com a sustentabilidade são aplicadas em uma escola pública no município de Guamaré-RN, localizado no semiárido brasileiro. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método de estudo de caso, a pesquisa revelou que a implementação da EA na escola envolve diversas estratégias, como projetos pedagógicos, integração de temas ambientais nas disciplinas regulares e atividades práticas adaptadas às necessidades específicas do semiárido. As percepções dos professores, diretores e alunos destacaram a importância da EA na formação de cidadãos ambientalmente conscientes e engajados, demonstrando que as implicações para o desenvolvimento sustentável da região semiárida são significativas. No entanto, foram identificados desafios, incluindo a necessidade de mais recursos e capacitação de professores. A Educação Ambiental desempenha um papel crucial na conscientização sobre o uso eficiente da água, na preservação da Caatinga e na promoção da resiliência das comunidades locais. No entanto, é fundamental superar desafios, como a integração efetiva da EA ao currículo escolar.

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Biografia do Autor

Érica Damasceno Severiano, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN, Brasil

Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN). Professora da Rede Municipal de Ensino do município de Guamaré/RN. Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Bruna Cordeiro Saldanha, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Brasil

Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e mestre em Geografia pela mesma universidade. Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Especialista em História, Cultura Urbana e Memória pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e em Ensino de Geografia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM).

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Publicado
2024-07-02
Como Citar
SEVERIANO, ÉRICA; SALDANHA, B. A Educação ambiental e a sustentabilidade no contexto do semiárido: um estudo de caso em uma escola pública do município de Guamaré-RN. Geografia Grapiúna, v. 4, n. 5, p. 12-27, 2 jul. 2024.
Seção
Artigos