Mapas: na interseção entre História e Geografia

Palavras-chave: História da Ciência, Ensino de História e Geografia, Cartografia histórica, Cartografia crítica

Resumo

O presente texto relata parte do desenvolvimento de um projeto de pesquisa que teve por objetivo refletir e apontar perspectivas acerca da utilização da cartografia histórica no ensino de História. Para tanto, inicialmente, foi realizada uma discussão teórica sobre a temática, evidenciando a relação entre a História e a Geografia, academicamente e no espaço escolar. Nessa discussão se ressalta a evidente relação entre as duas áreas do conhecimento ao longo do tempo e a contribuição da assim chamada “cartografia crítica” nos debates atuais, apontando para os mapas enquanto objetos que tratam simultaneamente do tempo e do espaço. Conclui-se que os mapas devem ser entendidos enquanto elementos históricos contextualizados, sendo, portanto, elos entre os saberes históricos e geográficos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Arndt Araújo Pykosz de Oliveira, Colégio Militar de São Paulo - CMSP, Brasil

Mestre em Ensino de História (Universidade Federal do Paraná), Professor do Colégio Militar de São Paulo.

Referências

ABUD, Katia Maria. Formação da Alma e do Caráter Nacional: Ensino de História na Era Vargas. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.18, n.36, p.103-114, 1998.

ALEGRIA, Maria Fernanda. Arcaísmo e progressos na evolução do conhecimento cartográfico do mundo (séculos XV a XVIII). Revista da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, nº 12, Lisboa, Edições Colibri, 1998, p. 267-268.

ALVES, Luís Alberto Marques. República e Educação: Dos princípios da Escola Nova ao Manifesto dos Pioneiros da Educação. Revista da Faculdade de Letras – HISTÓRIA, Porto, III Série, vol. 11, 2010, p. 165-180.

BARROS, José D’Assunção. Geografia e História: uma interdisciplinaridade mediada pelo espaço. Geografia (Londrina), v. 19, n. 03, 2010.

BESSE, Jean-Marc. Ver a Terra: seis ensaios sobre a paisagem e a geografia. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BITTENCOURT, Circe M.F. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada à história profana. Revista Brasileira de História, v. 13, n. 25/26, set/1992-ago/1993, p.193-221.

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BRUTER, Annie. Um exemplo de pesquisa sobre a história de uma disciplina escolar: a História ensinada no século XVII. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 19, p. 7-21, abr. 2006.

BURKE, Peter. A Escola dos Annales (1929-1989) – a Revolução Francesa da historiografia. São Paulo: UNESP, 1992.

CARVALHO, Edilson Alves de; ARAÚJO, Paulo César de. História da cartografia. Leituras cartográficas e interpretações estatísticas I. Natal: EDUFRN, 2018.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. A Escola Nova no Brasil: uma perspectiva de estudo. Revista Educação em Questão, Natal, v. 21, n. 7, p. 90-97, set.- dez. 2004.

COLAÇO, Douglas; BAUAB, Fabrício Pedroso. A Geografia e a Cartografia Produzidas na Antiguidade: a contribuição dos clássicos. Geografia (Londrina) v. 25., n. 2., p. 60-75, jul.- dez, 2016.

DAHL, Ed; REYES, André Novaes. Aspectos teóricos da História da Cartografia: vinte anos depois. Espaço e Cultura, UERJ, RJ, n.39, jan.- jun. 2016, p.01-02.

DARDEL, Eric. O homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2015.

DELANO-SMITH, Catherine. Por que teoria na história da cartografia? Espaço e Cultura, UERJ, RJ, n.39, jan./jun. 2016, p.35-46.

DOSSE, François. A História em migalhas: dos Annales a Nova História. Campinas: Editora da UNICAMP, 1994.

EDNEY, Matthew H. Teoria e história da cartografia. Espaço e Cultura, UERJ, RJ, n.39, jan.- jun. 2016, p.07-18.

FELICIANO, Leia A. dos Santos. O ensino de Geografia no Brasil: do Colégio Pedro II à Universidade de São Paulo – 1837 a 1934. Anais do XII Congresso Nacional de Educação (EDUCERE). Curitiba: PUC-PR, 2015. p.3920-3932.

FERNANDES, Maria José da Silva. A Geografia como disciplina escolar: breve trajetória. EAD, Prefeitura Municipal de Bauru. 2012. Disponível em: https://www2.bauru.sp.gov.br/arquivos/arquivos_site/sec_educacao/dpppe/curriculo.pdf.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

FREIRE, Nelson Cabral Ferreira; FERNANDES, Ana Cristina de Almeida. Mapas como expressão de poder e legitimação sobre o território: uma breve evolução histórica da cartografia como objeto de interesse de distintos grupos sociais. Portal da Cartografia, Londrina, v. 3 n. 1, 2010.

GIRARDI, Eduardo Paulon. A construção de uma Cartografia Geográfica Crítica. Revista Geográfica de América Central, Número Especial EGAL, Costa Rica, II Semestre 2011, p.1-17.

GOMES, M. do C. Velhos mapas, novas leituras: revisitando a história da cartografia. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), n. 16, p. 67-79, 30 abr. 2004.

GUIMARÃES, Manuel Luís Salgado. Nação e Civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n.01, 1988.

HARLEY, John Brian. La nueva naturaleza de los mapas: ensayos sobre la historia de la cartografia. México: FCE, 2005.

HARLEY, John Brian. Mapas, saber e poder. Confins [online], 5, 2009.

JACOB, Christian. “Por uma história cultural da cartografia”. Espaço e Cultura, UERJ, RJ, n.39, jan.- jun. 2016, p.19-32.

KAPP, Amanda Cieslak. Tradição e experiência em Fernando Oliveira: reformas religiosas, cosmografia e história em Portugal do século XVI. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

LA BLACHE, Paul Vidal de. I Geografia Geral: os gêneros de vida na Geografia Humana. GEOgraphia, Niterói: UFF, v. 7, n. 13, 2005.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. São Paulo: Cortez, 2007.

MANOEL, Ivan A. O ensino de História no Brasil: do Colégio Pedro II aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Conteúdos e Didática de História, UNESP/UNIVEST. 2012.

MIRANDA, Ricardo Ferreira. O ensino de Geografia: perspectivas atuais. Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína-TO, Ano 04, n.0 01, jan.- jul. 2015.

MOMIGLIANO, Arnaldo. As raízes clássicas da historiografia moderna. Bauru: EDUSC, 2004.

MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia: pequena história crítica. São Paulo: Annablume, 2007.

NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p.146-162, set.92-ago.93.

PEREIRA, Raquel Maria Fontes do Amaral. A Geografia na escola. Perspectiva, CED, Florianópolis, 6(12), p.9-44, jan.- jun.1989.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

RANDLES, William G. L. Da Terra plana ao globo terrestre: uma rápida mutação epistemológica – 1480-1520. Lisboa: Gradiva, 1990.

RATZEL, Friedrich. O Solo, Sociedade e o Estado. Revista do Departamento de Geografia. nº 2, FFLCH/USP, 1983.

RIBEIRO, Guilherme. A arte de conjugar tempo e espaço: Fernand Braudel, a geo-história e a longa duração. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 22, n. 2, abr.- jun. 2015.

ROCHA, Genylton Odilon Rêgo da. Uma breve história da formação do(a) professor(a) de Geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, n.15, p.129-144, 2000.

ROIZ, Diogo da Silva. A institucionalização do ensino universitário de Geografia e História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo entre 1934 e 1956. Agora, Santa Cruz do Sul, v. 13, n. 1, p. 65-104, jan.- jun. 2007.

SANTOS, Milton. Por uma nova Geografia: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica. São Paulo: EDUSP, 2002.

SCHMIDT, Maria A. M. S. História do ensino de História no Brasil: uma proposta de periodização. Revista de História da Educação – RHE, Porto Alegre, v. 16, n. 37, mai.- ago. 2012, p.73-91.

VELOSO FILHO, Francisco de Assis. Forma, dimensões e feições gerais da terra: da Antiguidade ao Renascimento. Mercator, Fortaleza, v. 9, n. 18, mai. 2010. p. 183-194.

Publicado
2024-07-02
Como Citar
ARNDT ARAÚJO PYKOSZ DE OLIVEIRA, F. Mapas: na interseção entre História e Geografia. Geografia Grapiúna, v. 4, n. 5, p. 28-50, 2 jul. 2024.
Seção
Artigos