RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOCENTE

o olhar do residente sobre sua formação

  • Vanessa Evangelista de Souza Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: Formação inicial, Professor, Contribuições

Resumo

O professor é um ser dinâmico e diverso em suas funções. Por isso, a criação de programas de formação de professores vem com o intuito de formar esse ser diverso e dinâmico. Nesse sentindo, o Programa Residência Pedagógica ganha destaque, por ser um programa voltado para a formação inicial do professor. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo compreender as contribuições do programa Residência Pedagógica para a formação docente, especialmente na formação inicial do professor. Para alcançar o objetivo proposto o presente artigo tem como metodologia uma revisão de literatura baseada Tardif (2002), Pimenta e Lima (2008), Curado Silva (2020) e Freire (1970) para compreender as concepções e a relevância do RP. Por fim, concluir-se que o Residência Pedagógica desempenha um papel importante na formação do professor, fornecendo oportunidades para a integração de saberes, a construção da identidade docente, o desenvolvimento da práxis, a promoção da autonomia e o autodescobrimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro. Residência pedagógica: uma discussão epistemológica. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 109-122, set./dez. 2020. Disponível em: < https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/437>. Acesso em: 15 set. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 22ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 23ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970

FREITAS, Mônica Cavalcante; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p.1-12. 2020. Disponível em: < https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540>. Acesso em: 01 out. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p.15 a 34.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 3ª edição. São Paulo: Cortez, 2008.

SAIKI, Kim; GODÓI, Francisco Bueno de; A prática de ensino e estágio supervisionado. In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. (orgs). A prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. p. 26-31.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução Francisco Pereira. Petrópolis: Vozes, 2002.
Publicado
2023-12-26