PAISAGEM URBANA E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL EM ILHÉUS
uma análise comparativa entre as zonas Sul e Norte da Cidade
Resumo
A produção do espaço urbano em Ilhéus-BA se dá, historicamente, de forma contraditória e desigual, e a paisagem urbana das zonas Norte e Sul da cidade revela, de imediato, essa contradição; ao norte, territórios das classes populares, majoritariamente; ao sul, territórios mais valorizados para as classes mais abastadas e para a realização dos interesses de ampliação do capital vinculado ao setor imobiliário. O presente trabalho faz uma breve explanação acerca de como se deu a organização espacial de Ilhéus, uma breve apresentação da organização interna da cidade e como se manifesta a segregação socioespacial que se apresenta na paisagem urbana da cidade. Trata-se de uma pesquisa explicativa, qualitativa e de caráter bibliográfico. A pesquisa contou com a coleta de dados secundários com idas à campo para obtenção de fotografias e preenchimento das fichas de observação acerca dos bairros visitados. Os resultados apresentam que a segregação socioespacial existente na cidade ocorre em função dos modos de apropriação e valorização seletiva do solo urbano pelo capital, na zona sul da cidade; como também devido às disparidades entre a oferta dos serviços e equipamentos urbanos para as áreas mais nobres e para os bairros periféricos.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).