EXPERIÊNCIA E DIÁLOGO COM OS MAPAS MENTAIS

uma análise com as turmas do 6° ano da Escola Municipal São Pedro, em Ilhéus - BA

  • Luana Santos Sales Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Mirian Batista Silva Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

O ensino de Geografia hoje perpassa por diversos debates acerca das possibilidades em potencializar o ensino e aprendizagem no componente curricular. Nesse sentido, considera-se a Cartografia como um recurso para ser explorado nos mais diversos níveis de ensino para a construção dos saberes geográficos. Dentre o contexto, o presente trabalho objetiva reconhecer a potencialidade dos mapas mentais na alfabetização cartográfica e no Ensino de Geografia.  Por meio da pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso com desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas à alfabetização de saberes cartográficos na Geografia escolar com uso dos mapas mentais, em que foi realizado nas turmas do 6° ano da Escola Municipal São Pedro, Ilhéus-BA, além do levantamento bibliográfico. Desse modo, percebe-se a evolução da aprendizagem de noções cartográficas. O desenvolvimento da oficina  evidencia-se como possibilidade incentivadora da leitura crítica e reflexão do lugar de vivência,  e o pensamento espacial no ensino de Geografia. 

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Publicado
2023-12-26
Como Citar
SALES, L.; SILVA, M. EXPERIÊNCIA E DIÁLOGO COM OS MAPAS MENTAIS. Geografia Grapiúna, v. 3, n. 4, p. 85-98, 26 dez. 2023.