EXPERIÊNCIA E DIÁLOGO COM OS MAPAS MENTAIS
uma análise com as turmas do 6° ano da Escola Municipal São Pedro, em Ilhéus - BA
Resumo
O ensino de Geografia hoje perpassa por diversos debates acerca das possibilidades em potencializar o ensino e aprendizagem no componente curricular. Nesse sentido, considera-se a Cartografia como um recurso para ser explorado nos mais diversos níveis de ensino para a construção dos saberes geográficos. Dentre o contexto, o presente trabalho objetiva reconhecer a potencialidade dos mapas mentais na alfabetização cartográfica e no Ensino de Geografia. Por meio da pesquisa qualitativa, através de um estudo de caso com desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas à alfabetização de saberes cartográficos na Geografia escolar com uso dos mapas mentais, em que foi realizado nas turmas do 6° ano da Escola Municipal São Pedro, Ilhéus-BA, além do levantamento bibliográfico. Desse modo, percebe-se a evolução da aprendizagem de noções cartográficas. O desenvolvimento da oficina evidencia-se como possibilidade incentivadora da leitura crítica e reflexão do lugar de vivência, e o pensamento espacial no ensino de Geografia.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).