O ENSINO DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA DISCIPLINA ELETIVA CIDADANIA MUNDIAL
uma vivência no Programa Institucional de Iniciação à Docência
Resumo
Este trabalho aborda um recorte do relato de vivência mediado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, onde foi possível através da interdisciplinaridade geográfica, vivenciar aspectos circunscritos ao ensino e a aprendizagem do componente curricular da Geografia, além de Cidadania Mundial. Desse modo, os conhecimentos geográficos foram articulados aos propostos para a Cidadania Mundial. Para o presente relato, será utilizada como amostra, uma intervenção aplicada na turma da disciplina de Cidadania Mundial, 8º ano G, onde, por meio da discussão relacionada a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1789) e manifestos da Anistia Internacional (1961), foi possível vincular o conteúdo à escala local, tendo como objeto de estudo o bairro Teotônio Vilela em, Ilhéus - Ba, fomentando a criticidade dos alunos em relação a negligência de tais direitos enfrentada pela população da localidade. Assim, foi possível trabalhar conteúdos geográficos como saneamento básico, equipamentos urbanos, desmatamento, deslizamentos e desigualdade socioeconômica. Posteriormente, os estudantes apresentaram diagnóstico e proposições de melhorias no contexto local, de modo que, como resultado, foi construída em conjunto aos discentes uma carta direcionada à Prefeitura Municipal de Ilhéus-Ba, cobrando o cumprimento dos direitos no bairro. Podemos elencar que o fato de termos trabalhado os conteúdos aproximando ao contexto de vivência dos estudantes, a partir da realidade local, houve envolvimento significativo nas atividades propostas. Ainda, consideramos que vivenciar tal situação no ambiente escolar possibilitou desenvolver aspectos relacionados à construção da identidade docente em contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos e exercício da cidadania.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).