GEOGRAFIA ESCOLAR E LUDICIDADE
dinâmica tecida na Educação Básica
Resumo
Este trabalho aborda a cartografia escolar e a ludicidade na educação geográfica, especialmente a partir de práticas com a "batalha cartográfica", na promoção do envolvimento dos alunos e na elaboração de conceitos geográficos em sala de aula. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a experiência formativa com a utilização da atividade “Batalha cartográfica” na elaboração do conhecimento geográfico com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A questão norteadora dessa pesquisa é: Até que ponto a cartografia escolar e as atividades lúdicas envolvem os estudantes e auxilia na resolução de problemas associados a compreensão do espaço? A abordagem da pesquisa tem caráter qualitativo, com a utilização do dispositivo de aplicação de jogos com estudantes de 6º ano do ensino Fundamental do Colégio Municipal Dr. Pedro Catalão em Itajuípe - Ba. Os resultados apontam que a falta de conexão entre o conteúdo ensinado e a experiência de vida dos alunos pode gerar dificuldades de compreensão dos conceitos geográficos. A atividade "batalha cartográfica" quando introduzida como uma ferramenta didática e associada a cartografia, proporciona entretenimento, desafios intelectuais e interação social que contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).