GEOGRAFIA ESCOLAR E LUDICIDADE

dinâmica tecida na Educação Básica

  • Bruno Soares Barreto UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
  • Joseane Gomes de Araújo

Resumo

Este trabalho aborda a cartografia escolar e a ludicidade na educação geográfica, especialmente a partir de práticas com a "batalha cartográfica", na promoção do envolvimento dos alunos e na elaboração de conceitos geográficos em sala de aula.  Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar a experiência formativa com a utilização da atividade “Batalha cartográfica” na elaboração do conhecimento geográfico com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. A questão norteadora dessa pesquisa é: Até que ponto a cartografia escolar e as atividades lúdicas envolvem os estudantes e auxilia na resolução de problemas associados a compreensão do espaço? A abordagem da pesquisa tem caráter qualitativo, com a utilização do dispositivo de aplicação de jogos com estudantes de 6º ano do ensino Fundamental do Colégio Municipal Dr. Pedro Catalão em Itajuípe - Ba. Os resultados apontam que a falta de conexão entre o conteúdo   ensinado e a experiência de vida dos alunos pode gerar dificuldades de compreensão dos conceitos geográficos. A atividade "batalha cartográfica" quando introduzida como uma ferramenta didática e associada a cartografia, proporciona entretenimento, desafios intelectuais e interação social que contribuem significativamente no processo de ensino e aprendizagem. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-12-26
Como Citar
BARRETO, B.; ARAÚJO, J. GEOGRAFIA ESCOLAR E LUDICIDADE. Geografia Grapiúna, v. 3, n. 4, p. 64-75, 26 dez. 2023.