A Estação dos saberes como espaço-tempo de diálogo multi e interdisciplinar entre a Geografia e a Física
Resumo
A Estação dos Saberes é um espaço-tempo pedagógico multisseriado contemplado no Documento Curricular Referencial da Bahia, para o ensino médio. Na condição de componente curricular, nos complexos integrados de educação, ela possui carga horária de três horas aulas para as três séries do ensino médio regular, em tempo integral no itinerário formativo transdisciplinar. Este relato de experiência versa sobre planejamento, estruturação, desenvolvimento e avaliação da Estação dos Saberes de proposta interdisciplinar entre a Geografia e a Física. Foi organizada sob a estrutura de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e sua avaliação se deu por meio de um Portfólio Reflexivo. O tema proposto foi a relatividade do tempo por abranger tanto conhecimentos da Geografia como da Física. O objeto do conhecimento elencado foi o estudo dos fusos horários, onde primeiramente se estudou os movimentos da Terra, quais forças atuavam neles e de que forma ocorriam. Compreendido como e por qual razão a Terra se movimentava, foi iniciado o estudo do movimento de rotação e sua principal consequência e a variação das horas na Terra. A avaliação foi processual pelo Portfólio Reflexivo, preenchido a cada encontro pelos estudantes. Ao final de cada Estação do Saber foi constatado que o tema foi mobilizador e atrativo pela pouca desistência dos estudantes. A avaliação a cada Portfólio Reflexivo analisado mostrou uma evolução no conhecimento adquirido pelos estudantes.
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Referências
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