A Estação dos saberes como espaço-tempo de diálogo multi e interdisciplinar entre a Geografia e a Física

Palavras-chave: Complexo Integrado de Educação, Fusos Horários, Itinerário Formativo Transdisciplinar, Portfólio Reflexivo, Relatividade do Tempo

Resumo

A Estação dos Saberes é um espaço-tempo pedagógico multisseriado contemplado no Documento Curricular Referencial da Bahia, para o ensino médio. Na condição de componente curricular, nos complexos integrados de educação, ela possui carga horária de três horas aulas para as três séries do ensino médio regular, em tempo integral no itinerário formativo transdisciplinar. Este relato de experiência versa sobre planejamento, estruturação, desenvolvimento e avaliação da Estação dos Saberes de proposta interdisciplinar entre a Geografia e a Física. Foi organizada sob a estrutura de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa e sua avaliação se deu por meio de um Portfólio Reflexivo. O tema proposto foi a relatividade do tempo por abranger tanto conhecimentos da Geografia como da Física. O objeto do conhecimento elencado foi o estudo dos fusos horários, onde primeiramente se estudou os movimentos da Terra, quais forças atuavam neles e de que forma ocorriam. Compreendido como e por qual razão a Terra se movimentava, foi iniciado o estudo do movimento de rotação e sua principal consequência e a variação das horas na Terra. A avaliação foi processual pelo Portfólio Reflexivo, preenchido a cada encontro pelos estudantes. Ao final de cada Estação do Saber foi constatado que o tema foi mobilizador e atrativo pela pouca desistência dos estudantes. A avaliação a cada Portfólio Reflexivo analisado mostrou uma evolução no conhecimento adquirido pelos estudantes.   

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Araújo Ribeiro, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Brasil

É formado em Geografia, grau pleno, pela Universidade Católica de Salvador (1994). Especialista em Educação Científica e Cidadania, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Baiano, Campus Uruçuca. Especialização em Metodologias Ativas de Aprendizagem (UNIVASF), cursando. Atualmente é professor da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Diretor do Colégio Polivalente de Itajuípe de 2007 a 2012. Formador Regional do Programa Ciência na Escola, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, de 2012 a 2018. Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Itajuípe. Exercendo o cargo de vice-diretor e Coordenador do Clube de Ciências da Escola Municipal Professor Diógenes Vinhaes Com experiência em Gestão Escolar, formação continuada de professores em Iniciação Científica, Organização de eventos regionais de popularização e divulgação da Ciência, orientador de projetos de pesquisa de iniciação científica da Educação Básica, autoria de material didático dentro da proposta de iniciação científica na Educação Básica.

Sabrina Mendes Couto, Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Brasil

Sabrina Mendes Couto é professora de Física na Educação Básica, com graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2017) e mestrado em Ensino de Física pela mesma instituição (2022). Atualmente, atua na Educação Básica onde leciona no Complexo Integrado de Educação, na cidade de Itabuna, e ministra a disciplina de Física para turmas do Ensino Médio nos períodos Integral e Noturno, bem como para a Educação de Jovens e Adultos. Além disso, está realizando uma especialização em Ensino de Química e Biologia pela Univasf.

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Publicado
2024-07-02
Como Citar
RIBEIRO, L. C.; COUTO, S. A Estação dos saberes como espaço-tempo de diálogo multi e interdisciplinar entre a Geografia e a Física. Geografia Grapiúna, v. 4, n. 5, p. 2-11, 2 jul. 2024.
Seção
Artigos