O RURAL E O URBANO EM IGUAÍ-BA
reflexões sobre o processo de urbanização na pequena cidade
Resumo
Com a difusão do meio técnico-científico-informacional, os conceitos de urbano e rural foram redesenhados de modo a atender as especificidades do atual contexto. Por isso, a definição de urbano atrelada a delimitação espacial do que se entende como cidade, assim como do rural ao campo não é suficiente para explicar os conteúdos do processo de urbanização no Brasil atualmente. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar como os conceitos de urbano e rural contribuem para o entendimento do processo de urbanização na pequena cidade de Iguaí, localizada na microrregião de Vitória da Conquista, no estado da Bahia, tendo em vista, a inserção do meio técnico-científico-informacional. O percurso metodológico foi realizado a partir de um levantamento bibliográfico acerca do tema proposto, levantamento de dados de órgãos públicos e pesquisa de campo. A partir desse estudo, foi constatado que a pequena cidade de Iguaí possui diversas especificidades que a tornam um objeto de estudo complexo e de relevância para a área, tendo em vista, a teia de relações que se concretizam na cidade, na relação centro-periferia, assim como a complexidade na relação entre o urbano e rural e o novo olhar para o meio natural, impulsionado pela valorização das amenidades do campo e pelo ecoturismo.
Downloads
Referências
CARLOS, A. F. A. O espaço urbano: novos escritos sobre a cidade. São Paulo: Contexto, 2004. 154 p.
CORRÊA, R. L. A periferia urbana. Geosul, v. 1, n. 2, p. 70-78, 1986.
DE JESUS SANTOS, C; MAIA, M. R. Potencialidades Para o Ecoturismo no Município de Iguaí/BA. Revista Geoaraguaia, v. 12, n. 2, p. 106-124, 2022.
IBGE. Censo Agropecuário. Rio de Janeiro: 2017. Disponível em https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6898. Acesso em 09 de setembro de 2023.
IBGE. Regiões de Influência das Cidades 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101728_folder.pdf. Acesso em: 02 nov. 2022.
IBGE. Censo Brasileiro de 2022. Rio de Janeiro: 2023. Disponível em https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/index.html. Acesso em 09 de setembro de 2023.
HESPANHOL, R. A. M. Campo e cidade, rural e urbano no Brasil contemporâneo. Mercator, Fortaleza, v. 12, número especial (2)., p. 103-112, set. 2013.
MARQUES, M. I. M. O conceito de espaço rural em questão. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 19, 2015. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/160. Acesso em: 02 nov. 2023.
OLIVEIRA, U. S. O transporte de passageiros e a configuração territorial da Microrregião do planalto de Vitória da Conquista- BA. Orientador: Rubens de Toledo Júnior. 2006. 110 f. Dissertação (Mestrado) –Curso de Organização e Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, 2006. Disponível em: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/5570. Acesso em: 3 dez. 2022.
SCHNEIDER, S.; VERARDI FILHO, M. A. As atividades rurais não-agrícolas e as transformações do espaço rural: perspectivas recentes. Cuadernos de Desarrollo Rural, Bogotá (Colombia), v. 1, nº 44, p. 11-44, 2000.
SANTOS, M. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico-informacional. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1994.
SILVA, J. B. Discutindo o Rural e o Urbano. Revista da ANPEGE, v. 7, nº8, p. 3-11, Ago./Dez. 2011.
TRINDADE, G. A. Revisitando os conceitos de urbano e rural, cidade e campo: a dimensão teórica para o estudo de pequenas cidades do sul da Bahia. In: RANGEL, M. C., et al. O ensino de Geografia Urbana: Reflexões Pedagógicas. – Ilhéus, BA: Editus, 2021. p.17-57.
VEIGA, J. E. Cidades imaginárias: o Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Autores Associados, 2002
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).