ABORDAGENS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

um olhar para o Ensino Médio do Colégio Estadual de Salobrinho

  • Mirian Batista da Silva UESC
  • Luana Santos Sales
  • Natiele Vilas Bôas dos Santos
  • Jennifer Melgaço Caldas

Resumo

O sistema educacional de ensino tem enfrentado uma intencionalidade tecnicista, resultante das articulações neoliberais que tem como intuito preparar o aluno para o mercado de trabalho, sem desenvolver o pensamento crítico-reflexivo. Nesse sentido, a prática docente de Geografia é importante para a construção do ser cidadão-crítico. Assim, o presente trabalho tem por objetivo refletir acerca das potencialidades metodológicas no ensino de Geografia que possibilitam uma análise espacial e a interação dos educandos. Para isso, a pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, em que se realizou oficinas pedagógicas com o uso da música e do Quiz geográfico como ferramentas auxiliares à prática docente, além de pesquisa bibliográfica. A experiência se deu no Colégio Estadual de Salobrinho no município de Ilhéus-BA, e foi realizada pelas residentes do Programa Residência Pedagógica nas turmas do 2° ano A e B, e do 3° ano do Ensino Médio, em que trabalhou-se o assunto de espaço agrário brasileiro e globalização. Após a interpretação da música e do Quiz geográfico, os alunos produziram um cartaz com a sistematização dos conteúdos/conhecimentos produzidos em uma nuvem de palavras conceituais.  A utilização dos recursos metodológicos proporcionou uma sala de aula mais atrativa, prazerosa e dinâmica, e os alunos tornaram-se protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a grande participação e concentração dos alunos nas discussões dos conteúdos abordados por meio de recursos metodológicos auxiliadores na prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2023-12-26
Como Citar
BATISTA DA SILVA, M.; SALES, L.; DOS SANTOS, N.; CALDAS, J. ABORDAGENS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA. Geografia Grapiúna, v. 3, n. 4, p. 32-46, 26 dez. 2023.