ABORDAGENS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
um olhar para o Ensino Médio do Colégio Estadual de Salobrinho
Resumo
O sistema educacional de ensino tem enfrentado uma intencionalidade tecnicista, resultante das articulações neoliberais que tem como intuito preparar o aluno para o mercado de trabalho, sem desenvolver o pensamento crítico-reflexivo. Nesse sentido, a prática docente de Geografia é importante para a construção do ser cidadão-crítico. Assim, o presente trabalho tem por objetivo refletir acerca das potencialidades metodológicas no ensino de Geografia que possibilitam uma análise espacial e a interação dos educandos. Para isso, a pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, em que se realizou oficinas pedagógicas com o uso da música e do Quiz geográfico como ferramentas auxiliares à prática docente, além de pesquisa bibliográfica. A experiência se deu no Colégio Estadual de Salobrinho no município de Ilhéus-BA, e foi realizada pelas residentes do Programa Residência Pedagógica nas turmas do 2° ano A e B, e do 3° ano do Ensino Médio, em que trabalhou-se o assunto de espaço agrário brasileiro e globalização. Após a interpretação da música e do Quiz geográfico, os alunos produziram um cartaz com a sistematização dos conteúdos/conhecimentos produzidos em uma nuvem de palavras conceituais. A utilização dos recursos metodológicos proporcionou uma sala de aula mais atrativa, prazerosa e dinâmica, e os alunos tornaram-se protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista a grande participação e concentração dos alunos nas discussões dos conteúdos abordados por meio de recursos metodológicos auxiliadores na prática docente.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).