A REDESCOBERTA DO TURISMO

uma alternativa para o município de Ilhéus?

  • Naiara de Souza Valerio UESC/ Bacharelanda em Geografia https://orcid.org/0009-0008-5783-4934
  • Gilsélia Lemos Moreira UESC/Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Joseane Gomes de Araujo UESC/ Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo

O município de Ilhéus já foi sede da Capitania hereditária São Jorge dos Ilheos, tendo como principal fator econômico, o cacau. Entretanto, após diversas crises, precisou mudar sua base econômica, saindo da produção cacaueira e indo em busca de outras alternativas, sendo uma delas, o turismo. Sendo assim, esse artigo teve como objetivo analisar as contribuições do turismo para a economia desse município, a fim de entender como o turismo funciona no referido município e por fim, determinar as potencialidades turísticas e identificar o que precisa para que essa potencialidade se torne concreta. É uma pesquisa qualitativa e descritiva, cuja metodologia adotada foi levantamento de referências bibliográficas, documentais e levantamento de dados em fontes secundárias de órgãos públicos, como o Ministério do Turismo, e trabalhos de campo. Por fim, pode-se afirmar que o município tem um potencial que vai além do turismo de sol e mar. Uma estratégia para fomentar a atividade turística é investir no tripé turismo, cacau e chocolate, por meio da valorização da produção do cacau fino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiara de Souza Valerio, UESC/ Bacharelanda em Geografia

Bacharelanda em Geografia pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Foi bolsista da FAPESB (2022 a 2023), na Universidade Estadual de Santa Cruz, no projeto Análise temporal da saúde vegetacional do sistema agroflorestal cabruca nos municípios de Ilhéus e Itabuna, BA. Bolsista ICB na Universidade Estadual de Santa Cruz, no projeto STEAKHOLDERS, cacau, chocolate e turismo: uma proposta para a construção de um plano de desenvolvimento local integrado e sustentável para o município de Ilhéus, sendo vinculada a pesquisa, cujo titulo é: Estratégias de valorização de cadeia produtiva do cacau ao chocolate: Caminhos e alternativas potenciais para integração entre a cadeia do cacau e o turismo. Atuando no estudo das áreas de Turismo e Turismo Rural, Sistema Agroflorestal Cabruca, Cacau e Chocolate, urbanização e transformação do município de Ilhéus, além do uso de ferramentas de geoprocessamentos para a análise do sistema cabruca.

Gilsélia Lemos Moreira, UESC/Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz. Já lecionou na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (campus de Vitória da Conquista) e na Faculdade Don Domênico (Campus do Guarujá/SP). Atua no Curso de Geografia nas áreas de Geografia Humana e Ensino de Geografia. No ensino leciona as disciplinas de Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Regional e Planejamento e Gestão de Espaços Turísticos. Na extensão se dedica à vice-coordenação do Laboratório de Ensino de História e Geografia e coordena o grupo de estudos Geourbano. Na pesquisa desenvolve estudos sobre a produção do espaço urbano, segregação socioespacial, verticalização urbana, Turismo e Ensino de Geografia. É autora de vários artigos publicados em revistas e anais de eventos nacionais e internacionais. Atualmente tem se dedicado a leitura das obras de Henri Lefebvre. É pesquisadora associada ao Grupo de Estudos sobre São Paulo (GESP), vinculado ao Laboratório de Geografia Urbana da USP (LABUR). Ocupa a cadeira nº 16 do Instituto Histórico e Geográfico de Santos/SP em homenagem a Affonso Arinos de Mello Franco.

Joseane Gomes de Araujo, UESC/ Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia_CAMPUS IV, mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia com pesquisa na linha de Análise Urbana e Regional, ênfase na abordagem de fenômenos vinculada à dinâmica espacial, doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de São Paulo com investigação na área de Ensino de Geografia, Cartografia e Cartografia Escolar. Atualmente é Professora Assistente da Universidade Estadual Santa Cruz. Participa dos Grupos de Pesquisa do Núcleo de Estudos Geográficos (NEG/UNEB) e do Grupo de Geotecnologias e Cartografia aplicadas à Geografia (GEOCART/UNESP).

Publicado
2023-12-26