SÃO JOÃO DO PARAÍSO
o distrito-sede não oficial do município de Mascote-BA
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar a incomum configuração do município de Mascote-Ba, onde São João do Paraíso, um de seus distritos, detém grande parte das ferramentas necessárias para a administração municipal, ainda que não seja a sede oficial do município. Assim, foi realizada uma descrição de como essa configuração ocorre e molda o cotidiano dos habitantes de todo o território. Para tanto, foi adotada uma metodologia pautada na construção de mapas de localização e comparativos de manchas urbanas, além de gráficos e tabelas com a distribuição territorial dos principais equipamentos urbanos do município, reunindo elementos que reforçam a ideia de São João do Paraíso como um distrito-sede não oficial de Mascote-Ba. Desse modo, foi possível mapear a distribuição dos equipamentos públicos e privados no município e concluir que o distrito de São João do Paraíso concentra a imensa maioria das secretarias municipais, centros de lazer, equipamentos urbanos de saúde, equipamentos bancários e comércio em geral, resultando em uma dependência de toda a população municipal para com o distrito, uma vez que esses equipamentos não são encontrados em outras áreas urbanas ou rurais do território mascotense. Por fim, foi possível estabelecer uma reflexão não somente de como São João do Paraíso influencia o cotidiano do município, mas também, qual o papel de cada equipamento urbano nesse contexto de influência na escala local.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons - Attribution 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).