A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS POR MEIO REMOTO

uma experiência em estágio supervisionado em espaço não escolares

  • Edjámison Vieira Alves Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Robeani de Almeida Pinto
  • Ione Oliveira Jatobá Leal
Palavras-chave: Espacialidade, Orientação, Localização

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o uso de jogos cartográficos para compreensão da espacialidade geográfica por meio de uma experiência em estágio supervisionado em Geografia com aplicações de oficinas pedagógicas, o mesmo foi efetuado em uma associação comunitária na comunidade de Ramal pertencente ao município de Quixabeira. O objetivo deste trabalho foi compreender a importância do uso de jogos para o ensino de orientação e localização cartográfica em ambientes não escolares a partir da experiência em estágio supervisionado em Geografia do Campus IV. Como forma de alcançar o objetivo foi adotada a abordagem qualitativa, uma vez que a mesma possibilita uma relação mais dinâmica entre pesquisador e objeto de estudo. Bem como os procedimentos da pesquisa bibliográfica, no sentido de buscar uma melhor fundamentação para as discussões realizadas no trabalho. A partir desta pesquisa percebeu-se que essa maneira de ensino e aprendizagem de forma lúdica é muito importante para o desenvolvimento dos conceitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, P. R. F. DE; CARNEIRO, A. F. T. A educação cartográfica na formação do professor de geografia em Pernambuco. Revista Brasileira de Cartografia No 58/01, Abril, 2006, p. 43-48. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44929/23939>. Acesso em: 01 out. 2021.

ANDRADE, A. R. DE; SCHMIDT, L. P. Metodologias de pesquisa em geografia. Paraná.Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2022.

BREDA, T. V. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na geografia. CAMPINAS – SP, 2013. Disponível em: . Acesso em: 29 nov. 2021.

VIEIRA, Elaine; VOLQUIND, Lea. Oficinas de ensino: O quê? Por quê? Como? 4. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

FERNANDES, M. J. da S. A Geografia como Disciplina Escolar: Breve Trajetória. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/54/A%20Geografia%20como%20Disciplina%20Escolar%20Breve%20Trajet%C3%B3ria.pdf>. Acesso em: 01 out. 2021.

GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2022.

GOMES, M. de F. V. B. Paraná em relevo: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA CONSTRUÇÃO DE MAQUETES. Revista do Departamento de Geociências v. 14, n. 1, p. 207-216, jan./jun. 2005. Disponível em: <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/viewFile/6758/6098>. Acesso em: 20 out. 2021.

MOREIRA, J. V; COELHO, A. A. Jogos cartográficos: METODOLOGIAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE TEFÉ - AM1. Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia, Florianópolis, Santa Catarina, v. 6, n. 11, p. 25-41, novembro de 2019. Disponível em: . Acesso em: 21 nov. 2021.

MOTA, H. G. da S; BUENO, M. A. A linguagem cartográfica em livros didáticos de geografia: APROXIMAÇÕES ENTRE A LINGUÍSTICA E A CARTOGRAFIA. v. 5. Ciência Geográfica, 2021. Disponível em: <https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXV_5/agb_xxv_5_web/agb_xxv_5-completa.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2021.

NOVA ESCOLA. Orientação espacial: a localização a partir de pistas. Disponível em: <https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/2ano/geografia/orientacao-espacial-a-localizacao-a-partir-de-pistas/5376>. Acesso em: 15 maio 2021.

OLIVEIRA. E. DE, Manual de leitura de mapas e de orientação, 2013. Disponível em: <https://www.terrabrasilis.org.br/ecotecadigital/pdf/manual-de-leitura-de-mapas-e-orientacao-para-combatentes-de-incendios-florestais-.pdf>. Acesso em: 25 maio 2022.

PASSINI, E. Y. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia - colaborador ROMÃO PASSINI. São Paulo: Cortez, 2012.

PROFESSOR IBIAPINA, IBIAPUNA, C. e IBIAPUNA, R. Cordel da Covid-19. 2020. Disponível em: <https://www.smp.org.br/visualizacao-de-comunicados/ler/969/familia-ibiapina-faz-cordel-sobre-a-covid-19>. Acesso em: 19 maio 2021.

RICKLI JOYCE. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde, Paraná, 2013, v. II, p. 01-62. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_geo_pdp_joyce_rickli.pdf>. Acesso em: 01 maio 2021.

SENA, C. C. R. G. de; JORDÃO, B. G. F. O uso de minecraft no ensino de cartografia. Revista Ciência Geográfica, Vol. XXV - nº 5, p. 1910-1928, Janeiro/Dezembro de 2021. Disponível em: <https://www.agbbauru.org.br/publicacoes/revista/anoXXV_5/agb_xxv_5_web/agb_xxv_5-completa.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2021.

SILVA, C. N. da. Ferramentas aplicadas no ensino de cartografia: O ATLAS GEOGRÁFICO DIGITAL, O WEBGIZ E OS JOGOS DIGITAIS INTERATIVOS. v. 4, n.. 7, Geosaberes, Fortaleza. jul. 2013. Disponível em: <http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/196/146>. Acesso em: 30 nov. 2021.

Publicado
2022-12-22
Como Citar
VIEIRA ALVES, E.; DE ALMEIDA PINTO, R.; OLIVEIRA JATOBÁ LEAL, I. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS CARTOGRÁFICOS POR MEIO REMOTO. Geografia Grapiúna, v. 2, n. 2, p. 84-108, 22 dez. 2022.