“ROUPAS NOVAS E COLORIDAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA”

a abordagem do turismo e o uso das tecnologias digitais

  • Adelvan Ferreira Santos Secretaria Municipal de Educação de Serrolândia
  • Aisllan Damacena Souza da Silva
Palavras-chave: Ensino da Geografia, Turismo, Linguagem, Tecnologias digitais

Resumo

A prática do turismo tensiona a produção do espaço geográfico por meio de uma série de fatores econômicos, sociais, culturais, ambientais, dentre outros, que promovem o lazer e a satisfação dos sujeitos que se deslocam para áreas de atração turísticas. Dessa forma, surge o seguinte questionamento: como a temática do turismo pode ser abordada a partir do uso das tecnologias digitais na Geografia escolar? Esse texto tem o objetivo de refletir acerca da relevância da temática turismo para o processo ensino-aprendizagem mediante o uso das tecnologias digitais no ensino de Geografia. Ademais, apresenta-se um relato de experiência que descreve como as tecnologias digitais contribuíram para o fortalecimento de aprendizagens significativas a respeito da temática turismo, tendo como público alvo os estudantes do Colégio Ana Tereza (CAT), localizado na cidade de Salvador/BA, no bairro de São Marcos. Os resultados evidenciam que o uso das tecnologias digitais instigou os estudantes a buscarem novos conhecimentos relacionados ao turismo, de forma crítica, reflexiva e autônoma, de modo a desenvolverem soluções para problemas que a cidade de Salvador enfrenta com relação ao turismo. Espera-se que a partir destas reflexões, novos saberes e fazeres sejam desenvolvidos no ensino da Geografia, a partir do uso das tecnologias digitais ou de outras linguagens correlacionadas a essa importante temática, ainda pouco discutida nos espaços escolares, e suas consequências no espaço geográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Flávia dos Santos Fernandes Torres de. A utilização dos principais conceitos geográficos e sua aplicabilidade no ensino do turismo. Revista Brasileira de Educação Geografia. Campinas, v. 9, n. 17, p. 145-167, jan./jun., 2019. Disponível em: https://www.revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/608. Acesso em: fevereiro, 2022.

CASTELLAR, Sonia Vanzella. A Cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, Rosângela Doin de (Org.). Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011, p. 121-135.

CASTELLAR, Sônia Maria Vanzella; MORAES, Jeruza Vilhena de. Ensino de Geografia. 4ª reimpressão. São Paulo: Cengage Learning, 2019. 161 p.

CATURISMO: o guia do turismo em Salvador. Disponível em: https://sites.google.com/d/1IkNOyqdxtHkerpnZGeVC9uuHJaOqlP-O/p/1JaEi21Y2RBJ-FPfdQwqxWeGlgKACPZ4W/edit Acesso em: agosto, 2022.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

FERNANDES, José Alberto Rio; TRIGAL, Lourenzo López; SPÓSITO, Eliseu Savério. Dicionário de Geografia aplicada. Porto: Porto Editora, 2016.

LIMA, Lívia Gabriela Damião de; ALVES, Larissa da Silva Ferreira; SILVA, Ângelo Magalhães da. Ordenamento territorial do turismo nas regiões metropolitanas de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador: Prodetur I e II estruturas de apoio turístico. In: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. XI, p. 71-91, 2017. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/raoit/article/view/4516. Acesso em: junho, 2022.

MASCARENHAS, Gilmar, MACHADO, Marcello de Barros Tomé. Fundamentos Geográficos do Turismo. v. 1, Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010. 170 p

MOREIRA, Ruy. A diferença e a geografia: o ardil da identidade e a representação da diferença na geografia. GEOgraphia, Rio de Janeiro, ano 1, n. 1, p. 41-58, 1999.

MOREIRA, Ruy. Repensando a Geografia. In: SANTOS, Milton (Org.). Novos rumos da Geografia brasileira. São Paulo: Hucitec, 1982, p. 35-49.

OLIVA. Jaime Tadeu. Ensino de Geografia: um retardo desnecessário. In: CARLOS, Ana Fani Alessandro (org). A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1999.

OLIVEIRA. Lívia de. Sobre as práticas de Ensino da Geografia. Belo Horizonte: PUC – Minas, 1999.

OLIVEIRA, Simone Santos de. Desenho e cartografia escolar no ensino de Geografia. In: Geografia, Ensino & Pesquisa, Vol. 20 (2016), n.3, p. 78-86. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/view/19821. Acesso em: junho, 2022.

RIBERIO, José Marcos da Silva; PORTUGAL, Jussara Fraga; SILVA, Manuela Evangelista da. Ensino de Geografia e tecnologias de informação e comunicação: o whatsapp como dispositivo de formação. In: Anais do CINTERGEO. Disponível em https://revistas.uneb.br/index.php/cintergeo/article/view/6957. Acesso em: junho, 2022.

SALES, A. M. M.; ASSIS, L. F. Turismo e ensino de geografia: um diálogo possível. In: Geografia - v. 15, n. 1, jan./jun. 2006 – Universidade Estadual de Londrina, Departamento de Geociências, p. 107-121. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/download/6656/6006. Acesso em: junho, 2022.

SILVA, Aisllan Damacena Souza; ALVES, David Abreu. O uso do Padlet nas aulas remotas de Geografia: construindo o conceito de lugar por meio de experiências e vivências. In: RIBEIRO, Eduardo Augusto Werneck; RIZZATTI, Mauricio, et al (Org). Abordagens Inovadoras no Ensino de Geografia. 1ª edição - Araquari (SC): Editora Casa de Hiram, 2021, p. 780-792. Disponível em: https://sites.google.com/view/icleg2021/anais?authuser=0. Acesso em: junho, 2022.

TONINI, Ivaine Maria. Movimentando-se pela Web 2.0 para ensinar Geografia. In: CASTROGIOVANNI, Antônio Carlos; TONINI, Ivaine Maria; KAERCHER, Nestor André (org) Movimentos no ensinar Geografia. Porto Alegre: Imprensa Livre: Compasso Lugar-Cultura, 2013.

TORRES, Marcos Alberto. Da Paisagem Sonora a Produção Musical: Contribuições geográficas para o estudo da paisagem. Revista Geografar. Curitiba, v.5, n.1, p.46-60, jan. /jun. 2010

XAVIER, Herbe. A Incorporação da Dimensão do Turismo no Ensino da Geografia. In: PONTUSCHIKA, Nídia Nacib; OLIVEIRA, Ariosvaldo Umbelino. (Org.). Geografia em Perspectiva. 1ed.São Paulo: Contexto, 2002, v. 1, p. 59-68.

Publicado
2022-12-22
Como Citar
SANTOS, A.; SILVA, A. “ROUPAS NOVAS E COLORIDAS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA”. Geografia Grapiúna, v. 2, n. 2, p. 109-130, 22 dez. 2022.