DIFERENCIAIS DE RENDIMENTOS ENTRE OS SEXOS POR PORTE DO ESTABELECIMENTO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavras-chave: Análise de Rendimentos, Composição Salarial, Disparidades Salariais por Sexo, Estado do Rio Grande do Norte

Resumo

Este estudo investiga as disparidades salariais entre homens e mulheres em diferentes tipos de estabelecimentos no estado do Rio Grande do Norte em 2021. Utilizando os microdados da RAIS, a pesquisa adotou uma abordagem estatístico-descritiva para analisar as variações salariais por gênero em micro, pequenos, médios e grandes estabelecimentos. A decomposição de Oaxaca-Blinder foi empregada para desagregar os diferenciais salariais em componentes explicados (fatores produtivos como experiência e idade) e não explicados (indicativos de discriminação). Os resultados revelaram diferenças salariais estatisticamente significativas entre homens e mulheres em todos os portes de estabelecimento. As estimativas indicaram que as mulheres só tiveram rendimentos superiores aos dos homens em grandes empresas. Nas microempresas, a disparidade salarial foi mais acentuada, com 55% da diferença não sendo explicada por fatores produtivos. O estudo constatou que, quanto maior o porte do estabelecimento, menor foi a disparidade salarial entre gêneros, sugerindo uma correlação entre o tamanho do estabelecimento e uma maior equidade salarial para as mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Lúcio Rodrigues, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Demografia (PPGDEM/UFRN). Doutorado e Mestrado em Economia Aplicada (PPGE/UFPB). Graduação em Ciências Econômicas (UERN). Docente do Departamento de Economia (FACEM/UFRN) e do Programa de Pós-graduação em Economia (PPE/UERN).

Elian Isa Ribeiro Gonçalves, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Econômicas (UERN).

Amanda Cristina de Menezes Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestranda em Economia Aplicada (PPE/UERN). Graduação em Ciências Econômicas (UERN).

Publicado
2024-06-28