COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES DE MANGA E MELÃO

uma análise por meio do Modelo Gravitacional

Palavras-chave: Competitividade, Fruticultura, Modelo Gravitacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar a competitividade das exportações de mangas e melões brasileiras, além do seu desempenho na balança comercial do país. Para isso, foi utilizada o Modelo Gravitacional com a metodologia de dados em painel. Os resultados indicaram que, para as exportações de mangas, o modelo estimado adequado foi o de Efeitos Fixos, então corrigido para o modelo Prais-Winsten. No que tange às exportações de melões, o modelo estimado apropriado foi o de Efeitos Fixos, corrigido para o Modelo de Mínimos Quadrados Generalizados Factíveis (MQGF). Os resultados demonstraram que as exportações de mangas e melões, apesar de apresentarem baixas estimativas resultantes de suas elasticidades, possuem forte potencial de crescimento competitivo.

Downloads

Biografia do Autor

Fábio Roberto de Souza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestrado em Economia e Desenvolvimento (UFSM), Especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (UFSM), Graduação em Ciências Econômicas (UFSM).

Daniel Arruda Coronel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Economia Aplicada (UFV), Mestrado em Agronegócios (UFRGS), Graduação em
Ciências Econômicas (UFSM). Docente do Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM).

Paulo Ricardo Feistel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutorado em Economia (UFPE), Mestrado em Economia (UFPE), Graduação em Ciências Econômicas (UFSM). Docente do Programa de Pós-graduação em Economia e Desenvolvimento (UFSM).

Publicado
2023-08-24