CUSTOS DE TRANSAÇÃO NA CADEIA PRODUTIVA DO TOMATE DE MESA
O CASO DOS PRODUTORES DE GOIANÁPOLIS – GO, BRASIL
Resumo
A cultura do tomate distingue-se em dois segmentos, o tomate industrial e tomate de mesa ou in natura. A produção e comercialização deste último caracteriza-se por sua heterogeneidade, tanto em escala de produção, quanto na destinação ao mercado, logo, custos adicionais podem ocorrer além daqueles envolvidos no processo produtivo. Desta forma, o presente estudo buscou analisar as transações da cadeia produtiva do tomate de mesa com enfoque no elo produtor em Goianápolis-GO, Brasil. Na metodologia, utilizou-se como técnica de abordagem a pesquisa quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, ela caracterizou-se como exploratória e descritiva, quanto aos meios, escolheu-se o estudo de caso. Foram entrevistados 33 produtores de tomate de mesa entre 10 de setembro e 08 de novembro de 2018. Os resultados demostraram que 69,7% comercializam sua produção via CEASA - GO e 30,3%, via intermediários. Destes, 27,3% consideraram como fator mais positivo neste mercado, a facilidade de acesso ao comprador e o mais negativo, o risco de calote com 51,5%. Além disso, para 51,5% dos entrevistados, o maior desafio para essa comercialização são as oscilações no preço de venda. Conclui-se que pela dinâmica dessa comercialização há consideráveis custos de transação e uma das formas de mitigar esses custos seria os produtores se organizarem por meio de ações coletivas como cooperativas, associações, etc.
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i) Autores cedem os direitos autorais à Revista Reflexões Econômicas - REC e à Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz - Editus.