EFICIÊNCIA TÉCNICA E DE ESCALA DOS AGRICULTORES FAMILIARES BENEFICIÁRIOS E NÃO BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NA MESORREGIÃO SUL DO CEARÁ

Resumo

Considerando que as análises de eficiência das unidades familiares rurais podem nortear suas decisões e planejamento quanto à produção e comercialização e que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem fomentado o desenvolvimento rural, este estudo se propõe avaliar a eficiência técnica e de escala dos agricultores familiares beneficiários e não beneficiários desse programa, na mesorregião Sul cearense, representada pelos municípios de Farias Brito e Salitre. Tal escolha pode ser atribuída ao fato de tais municípios terem se destacado nessa mesorregião com os maiores percentuais de recursos investidos no programa, conforme dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE, 2016). Para tal, empregou-se o método não paramétrico de Análise Envoltória de Dados (DEA) com orientação insumo. Os dados foram provenientes de pesquisa de campo realizada durante os meses de fevereiro e março de 2019 diretamente com uma amostra de 82 agricultores familiares, sendo 37 beneficiários e 45 não beneficiários do PNAE. Os resultados mostram que, em média, os produtores rurais que fornecem os gêneros alimentícios para a merenda escolar estão empregando os fatores de produção de modo mais eficiente do que aqueles que não são beneficiários desse programa, logo essa política pública contribui com a eficiência dos agricultores familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Alexandre de Lucena, Universidade Regional do Cariri (URCA), Brasil

Graduando em Ciências Econômicas na Universidade Regional do Cariri (URCA) e Bolsista de Iniciação Cientifica BPI FUNCAP.

Eliane Pinheiro de Sousa, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia Regional e Urbana (PPGERU) da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Publicado
2021-11-06