ELASTICIDADES DA DEMANDA POR DIESEL NO BRASIL
Resumo
Diversas decisões de política pública passam pelo conhecimento das elasticidades preço e renda da demanda por diesel. Entretanto, nota-se escassez de trabalhos com esse objetivo na literatura, principalmente para o mercado brasileiro. Por isso, este artigo vai estimar as elasticidades preço e renda por diesel no Brasil utilizando dados mensais do período 2003m1-2018m3. Para tanto, utilizam-se duas metodologias econométricas: i) um Modelo de Ajustamento Parcial (PAM), que é estimado por meio de Variáveis Instrumentais (IV); ii) um modelo Autoregressivo com Defasagens Distribuídas (ARDL). Os resultados encontrados são compatíveis com a literatura internacional, com elasticidade preço por volta de -0,80 e elasticidade renda por volta de 1,00 (ambas no longo prazo). Para o ARDL, a renda tem um impacto apenas no longo prazo (o que é um resultado para o mercado brasileiro), enquanto o preço tem impacto tanto no longo, quanto no curto prazo.
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i) Autores cedem os direitos autorais à Revista Reflexões Econômicas - REC e à Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz - Editus.