ASPECTOS DA ECONOMIA DA SAÚDE NO CONTEXTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NOS MUNICÍPIOS DA BAHIA (2005-2014)

  • José Carlisson do Nascimento Santos UFBA
  • Valéria Andrade Silva NUPEC/UFS
  • Fernanda Esperidião NUPEC/UFS

Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal investigar a relação entre saúde e crescimento econômico nos municípios do estado da Bahia, no período compreendido entre 2005 e 2014 e ainda analisar as implicações dessa relação no desenvolvimento econômico e na convergência de renda. Para a verificação desses efeitos, foram utilizados dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEIADATA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-Bahia) para a construção de um modelo de regressão em painel com efeitos fixos. Os principais resultados mostram que o estado de saúde contribui positivamente para o crescimento econômico. Reduções nas taxas de mortalidade infantil aumentam a taxa de crescimento do PIB real per capita. Ao analisar o desenvolvimento econômico como o crescimento econômico acrescido do bem-estar social ficou evidente os impactos da saúde como proporção do capital humano no crescimento econômico e as suas externalidades no desenvolvimento, tornando objetiva a importância dos investimentos em saúde para a melhoria de todos os aspectos sociais e econômicos dos municípios da Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlisson do Nascimento Santos, UFBA

Doutorando em Economia Aplicada pela Universidade Federal da Bahia - PPGE/UFBA

Valéria Andrade Silva, NUPEC/UFS

Possui mestrado acadêmico em Economia, na linha de pesquisa Crescimento e Tecnologia (2019), e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) (2017).

Fernanda Esperidião, NUPEC/UFS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1989), mestrado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (2000) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2008). Atualmente é professor associada do Departamento de Economia e do Programa acadêmico de Pós-graduação em economia da Universidade Federal de Sergipe e pesquisadora do Laboratório de Economia Aplicada e Desenvolvimento Regional - LEADER. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Crescimento e Desenvolvimento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, capital humano, economia brasileira, saúde e saneamento.

Publicado
2020-12-16