ASPECTOS DA ECONOMIA DA SAÚDE NO CONTEXTO DO CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NOS MUNICÍPIOS DA BAHIA (2005-2014)
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal investigar a relação entre saúde e crescimento econômico nos municípios do estado da Bahia, no período compreendido entre 2005 e 2014 e ainda analisar as implicações dessa relação no desenvolvimento econômico e na convergência de renda. Para a verificação desses efeitos, foram utilizados dados secundários do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEIADATA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-Bahia) para a construção de um modelo de regressão em painel com efeitos fixos. Os principais resultados mostram que o estado de saúde contribui positivamente para o crescimento econômico. Reduções nas taxas de mortalidade infantil aumentam a taxa de crescimento do PIB real per capita. Ao analisar o desenvolvimento econômico como o crescimento econômico acrescido do bem-estar social ficou evidente os impactos da saúde como proporção do capital humano no crescimento econômico e as suas externalidades no desenvolvimento, tornando objetiva a importância dos investimentos em saúde para a melhoria de todos os aspectos sociais e econômicos dos municípios da Bahia.
Downloads
i) Autores cedem os direitos autorais à Revista Reflexões Econômicas - REC e à Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz - Editus.