Diferenciais Salariais e Migração Intermunicipal: Evidências para Pernambuco a partir de Regressões Quantílicas (2000-2010)

Evidências para Pernambuco a partir de Regressões Quantílicas (2000-2010)

  • Claudia Cesar Batista Julião Universidade Federal de Viçosa
  • Roberta Moraes Rocha UFPE-CAA

Resumo

Este trabalho teve como objetivo principal verificar, a partir de dados dos censos demográficos do ano de 2000 e 2010, se os migrantes internos pernambucanos receberam um diferencial salarial positivo em relação aos não migrantes, e se são positivamente selecionados. Adicionalmente, procurou-se traçar o seu perfil social e econômico. Para tanto, estimaram-se equações mincerianas de salários, e a análise foi realizada tanto para a média, quanto para os quantis da renda do salário, ambas corrigidas pelo viés de seleção. Do conjunto dos resultados, destacam-se que o migrante interno do estado é mais qualificado que os não migrantes, a maioria é do sexo masculino e jovens; recebem um diferencial salarial positivo, em relação aos não-migrantes, sendo maior para os quantis de renda mais elevados; e estes diferenciais tenderam a aumentar entre o ano de 2000 e 2010.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Cesar Batista Julião, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco - Campus Acadêmico do Agreste (2014). Graduada em Economia pela mesma instituição (2012). Graduada em Sistemas de Informação pela Universidade de Pernambuco (2010).

Roberta Moraes Rocha, UFPE-CAA

Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA).

Publicado
2020-08-04