Dinâmica inovativa da indústria automotiva brasileira (2008-2014)
Resumo
O objetivo principal do trabalho é investigar quais estratégias adotadas no Brasil atuam a favor de uma indústria automotiva mais inovadora e competitiva, no período compreendido entre 2008 a 2014. Além disso, outros fatores determinantes da inovação são também considerados, como: tipos de inovações adotados pela indústria; nível de significância da inovação para empresa principal responsável pela inovação, fontes de financiamento e incentivo público. A base de dados consiste na utilização das informações provenientes da Pesquisa de Inovação (PINTEC) aplicadas nas suas três últimas edições, a saber, 2008, 2011 e 2014. Os resultados revelaram que as estratégias adotadas pelas firmas brasileiras nos últimos anos são essenciais como fator determinante para seu desempenho inovador. Algumas condições também se mostraram importantes, como o grande número de firmas brasileiras incapazes de desenvolver atividades inovativas que gerenciem seu crescimento. Observou-se que mais de 50% das empresas brasileiras não realizaram inovações. Entre as razões que incapacitaram o setor, estão as condições de mercado e as incertezas econômicas existentes.
Downloads
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estar ciente que os autores devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
1) Autores cedem os direitos autorais à Revista Reflexões Econômicas - REC e à Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz - Editus.