Dinâmica inovativa da indústria automotiva brasileira (2008-2014)
Resumo
O objetivo principal do trabalho é investigar quais estratégias adotadas no Brasil atuam a favor de uma indústria automotiva mais inovadora e competitiva, no período compreendido entre 2008 a 2014. Além disso, outros fatores determinantes da inovação são também considerados, como: tipos de inovações adotados pela indústria; nível de significância da inovação para empresa principal responsável pela inovação, fontes de financiamento e incentivo público. A base de dados consiste na utilização das informações provenientes da Pesquisa de Inovação (PINTEC) aplicadas nas suas três últimas edições, a saber, 2008, 2011 e 2014. Os resultados revelaram que as estratégias adotadas pelas firmas brasileiras nos últimos anos são essenciais como fator determinante para seu desempenho inovador. Algumas condições também se mostraram importantes, como o grande número de firmas brasileiras incapazes de desenvolver atividades inovativas que gerenciem seu crescimento. Observou-se que mais de 50% das empresas brasileiras não realizaram inovações. Entre as razões que incapacitaram o setor, estão as condições de mercado e as incertezas econômicas existentes.
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i) Autores cedem os direitos autorais à Revista Reflexões Econômicas - REC e à Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz - Editus.