Bebidas alcoólicas e rendimento acadêmico dos acadêmicos dos cursos de biológicas e saúde.

  • Taiane Nascimento Teles Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Alfredo Dib Abdul Nour Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave: álcool, discentes, universidade, saúde, biológicas

Resumo

A presente pesquisa pretende identificar e relacionar a influência do consumo de bebidas alcóolicas no rendimento acadêmico universitário em períodos comuns e de grande stress. O universitário enfrenta o grande desafio de conciliar vida acadêmica, social e profissional. A vida acadêmica é exercida através de constantes pressões para a superação de seu rendimento visando excelência na formação. A vida social incorpora o âmbito familiar, comunitário, religioso além das distintas esferas de atuação de cada estudante como o esporte, amigos, família, e com a entrada na universidade, os novos colegas e amigos. A pesquisa, centrada no sul da Bahia, investiga cursos presenciais do departamento de saúde e biológicas totalizando uma população de 907 discentes em licenciatura e bacharelado em 2016. Participam da amostra 71 alunos representando um índice de confiança de 90% e erro amostral de 9,5%. Os dados reunidos apresentam a frequência, possíveis eventos comemorativos e os companheiros sociais que se unem ao consumo alcoólico, além de identificar os principais tipos de bebidas que são ingeridas. Esses dados foram coletados através da aplicação de um questionário manual no próprio ambiente de estudo, de forma anônima e voluntária se utilizando do conhecimento ou da consulta online do Coeficiente de Rendimento Acadêmico Acumulado (CRAA) como parâmetro para análise da relação entre o consumo de bebidas alcoólicas e sua influência diante do rendimento acadêmico universitário.

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Referências

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Publicado
2017-12-20
Como Citar
Teles, T., & Nour, A. (2017). Bebidas alcoólicas e rendimento acadêmico dos acadêmicos dos cursos de biológicas e saúde. Revista Brasileira De Ciências Em Saúde - Brazilian Journal of Health Sciences, 1(1), 53-57. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/rebracisa/article/view/1465
Seção
Artigos

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