Foco e Escopo

Revista Brasileira de Ciências em Saúde – REBRACISA (Brazilian Journal Of Health Sciences) é uma revista de acesso aberto, apenas on-line, com uma visão interdisciplinar, dedicada à publicação de artigos nas diversas áreas de avaliação/Conhecimento Capes envolvida com as Ciências da Saúde.

A revista busca a consolidação, promoção e atualização das tendências de pensamento e das práticas em Ciências da Saúde, em diálogo permanente com o caráter mais amplo da Ciência & Tecnologia.
Serão aceitos artigos relatando observações clínicas e intervenções, estudos experimentais, estudos qualitativos, quantitativos, estudos transversais (que envolvam diversas áreas da saúde) e conceitos teóricos que acresçam à literatura. Todos são bem-vindos desde que sejam de grande importância científica e relevância. Os artigos devem ser autênticos, educacionais e originais em seu conteúdo e com abordagem científica. A Revista Brasileira de Ciências em Saúde - REBRACISA requer os mais elevados padrões de integridade científica, a fim de promover resultados de pesquisas confiáveis, reprodutíveis e verificáveis. Todos os autores são aconselhados a consultar os Princípios Éticos de Publicação da Associação Brasileira de Editores Científicos – ABEC antes de submeter um manuscrito. Apresentação de um texto para esta revista dá a equipe editorial o direito de publicar se for aceito. Os trabalhos submetidos podem ser editados para melhorar a clareza e de expressão.

Processo de Avaliação pelos Pares

3.1 Os manuscritos serão inicialmente avaliados pelos EDITORES DE TEXTO para verificação de formatação. Caso não estejam adequados, os EDITORES DE TEXTO preencherá uma checklist com todas as pendências e a enviará aos autores para que façam os ajustes no prazo de sete (7) dias. 

3.2 Após o retorno dos manuscritos corrigidos, estes serão encaminhados inicialmente a um dos editores adjuntos ou ao editor de seção para triagem e avaliação preliminar, e posteriormente distribuídos aos pareceristas, em conformidade com as áreas de atuação e especialização dos mesmos. 

3.2.1. Os manuscritos serão avaliados primariamente por referees estatíticos, os quais, submeterão um parecer estatístico. Parecer basear-se-á nas seguintes primícias:

- Planejamento ou delineamento experimental adequado.
- Representatividade da amostra.
- Descrição clara e objetiva do planejamento e das técnicas estatísticas.
- Apresentar tabular e gráfica adequada e nítida.
- Uso correto das técnicas estatísticas, ou seja, se de fato a ferramenta estatística utilizada responde aos objetivos da pesquisa.

3.3 Caso os autores não retornem o manuscrito corrigido no prazo estipulado o processo será arquivado para evitar processos inativos em nosso banco de artigos não designados.

4. PROCESSO DE  AVALIAÇÃO

4.1 Os manuscritos submetidos à Revista Brasileira de Ciências em Saúde - REBRACISA  serão avaliados por membros de seu Conselho Editorial e Científico, como também por pareceristas convidados ad hoc.

 

5. REVISÃO POR PARES

5.1 Dependendo da seção de submissão, os textos são submetidos à avaliação de dois consultores pareceristas, provenientes de instituição diferente daquela do(s) autor(es), em um processo cego, no qual os trabalhos são analisados em relação aos seguintes aspectos:

  • Adequação do título ao conteúdo; 
  • Estrutura da publicação; 
  • Clareza e pertinência dos objetivos; 
  • Metodologia; 
  • Resultados e discussão; 
  • Informações inteligíveis; 
  • Citações e referências adequadas às normas técnicas adotadas pela revista, e 
  • Pertinência à linha editorial da publicação. 

5.2 Os consultores preenchem o formulário de parecer, aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Todo parecer incluirá sua fundamentação. Esse processo de avaliação inicial pode durar em média três (3) meses. 

5.3 No caso de solicitação de alterações no artigo, este poderá ser reencaminhado aos autores para que efetuem as correções solicitadas no prazo de 30 dias corridos, quando devem reapresentar o manuscrito para nova avaliação pelos consultores.

5.4 Em caso de não reapresentação do manuscrito no prazo determinado, os editores enviam um e-mail solicitando um retorno por parte dos autores no prazo de sete (7 ) dias corridos e posteriormente o processo de submissão é arquivado.

5.5 O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores e suas afiliações.

5.6 Após pareceres dos consultores o manuscrito é avaliado pelo Editor que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final. 

5.7 Em alguns casos, o editor pode ainda solicitar pareceres do Conselho Editorial antes da decisão pela aprovação ou rejeição do artigo. 

5.8 A decisão editorial é então comunicada ao(s) autor(es).

Periodicidade

Indexação em Bases de Dados da Revista Brasileira de Ciências em Saúde - REBRACISA para reconhecimento de mérito; aval à qualidade dos artigos/autores; visibilidade e acessibilidade

Manter inicialmente a periodicidade de dois (2) exemplares por ano, com o intuito de submeter o periódico às bases de dados internacionais.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

Nós da REBACISA, aprendemos que algo se torna mais fácil quando as pessoas envolvidas acreditam no projeto e principalmente na coerência as ações e pensamentos dos envolvidos. 

Agradecemos imensamente a EDITUS e PROEX por acreditar conosco no papel da revista científica para comunicar e tornar públicos o debate e o avanço da ciência, com a ruptura de antigos paradigmas e o estabelecimento de novos, em um ciclo de renovação que é uma das bases do processo científico.

Agradecemos ainda a confiança depositada em nosso trabalho e por compartilhar conosco a realização desse sonho apoiando e patrocinando a REBRACISA.

Agradecemos a todos que trabalham direta ou indiretamente para o sucesso da revista, pois, esta é maior prova que o trabalho que vem sendo desenvolvido está e continuará dando frutos.

 

Fontes de Apoio

Ao departamento de Saúde da UESC que acolheu a demanda do corpo docente, nosso agradecimento pelo suporte e apoio incondicional que viabiliza a contínua evolução da REBRACISA.

Histórico do periódico

No ano de 2015 a partir de rodas de conversa da gestão do departamento de saúde (2014-2015), surge a proposta da criação desta revista como um dos marcos para consolidação da tríade acadêmica (ensino, pesquisa e extensão). Assim, começaram os trâmites institucionais para a criação e aprovação em plenária departamental. Inicia-se pela constituição da Comissão interna revista eletrônica, responsável pela elaboração do projeto, bem como, itens constitutivos da revista: scopo, política editorial, corpo editorial e referees. A proposta foi apresentada e aprovada em plenária departamental (DCS) extraordinária ocorrida no dia 29 de fevereiro de 2016 e aprovada no CONCEPE dia 11 de abril de 2016. Concluindo sua instalação on line no mês de maio de 2016.