Projeto Rondon: o marketing social aplicado à gestão pública da cidade de Chorrochó-Ba

  • Lucas Xavier Trindade
  • Tatiana Cardoso Borges
  • Amarildo José Morret
  • Guilhardes de de Jesus Junior
Palavras-chave: Projeto Rondon, Marketing social, Gestão pública

Resumo

Este artigo tem o intuito de relatar parte do Projeto Rondon através
de uma das oficinas ministradas pela equipe da Universidade Estadual de Santa Cruz,  na Operação Canudos, que ocorreu entre os dias 13 e 27 de janeiro de 2013, na  idade de Chorrochó, Bahia. A oficina, foco deste estudo, tem por tema  o marketing social, cujo público-alvo foi os gestores e os servidores públicos, a comunidade local e os líderes comunitários. Tal oficina teve como finalidade possibilitar que o público percebesse a importância da utilização do marketing social na gestão pública local  como uma importante ferramenta de auxílio educativo  para as mudanças de comportamento, práticas e atitudes da comunidade local. Para tal, utilizou-se o método expositivo que envolvesse o público numa participação ativa no percurso ensino  aprendizagem. O produto desta oficina permitiu a realização de um diagnóstico  partindo  os próprios participantes da oficina que identificaram cinco problemas sociais  locais envolvendo, inclusive, questões de comportamento antissociais. Destes cinco problemas, o do lixo na cidade foi eleito como prioritário a ser resolvido pela municipalidade. Tal diagnóstico possibilitou a elaboração de um pré-projeto de marketing social com todas as ações mercadológico-educacionais, e foi entregue à  prefeitura da cidade no ato de encerramento do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-10-08
Como Citar
Trindade, L., Borges, T., Morret, A., & Jesus Junior, G. de. (2015). Projeto Rondon: o marketing social aplicado à gestão pública da cidade de Chorrochó-Ba. Revista Focando a Extensão, 2(4), 47-56. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/763