Educação em saúde para autonomia e independência no envelhecer: um relato de experiência na UATI

  • Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro
  • Pricila de Oliveira Araújo
Palavras-chave: Educação em saúde, Autonomia, Independência, Idosos, Uati .

Resumo

As mudanças demográficas e epidemiológicas da população brasileira permitem afirmar que são fundamentais as iniciativas de educação em saúde,para estimular hábitos saudáveis de vida, possibilitando melhoria da qualidade de vida, autonomia e sensibilização sobre os riscos e agravos à saúde. Todos estes fatores são fundamentais para garantia do gozo de uma velhice saudável, com dignidade e liberdade, desenvolvendo a capacidade de escolha e realização de
suas atividades de vida diária, pensar e ter olhar crítico sobre o mundo. O objetivo deste trabalho, então, é relatar numa oficina as experiências vivenciadas, e discutir a contribuição da educação em saúde para manutenção da autonomia e independência no envelhecer. Trata-se de um relato de Experiência de caráter extensionista , tendo como cenário a Oficina Saúde no Envelhecer da Universidade Aberta à Terceira Idade, sendo o público-alvo adulto e idoso, participante dos encontros, na faixa etária de 47 a 81 anos, em sua maioria, mulheres. Com a execução dos encontros os idosos foram estimulados a ter um melhor desempenho na realização das atividades de vida diária e, desta forma, preservar sua autonomia e independência, além de sua funcionalidade e bem-estar, essenciais para saúde no envelhecer. 

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Publicado
2015-10-08
Como Citar
Ribeiro, A. M., & Araújo, P. de. (2015). Educação em saúde para autonomia e independência no envelhecer: um relato de experiência na UATI. Revista Focando a Extensão, 2(4), 29-36. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/761