Efeito Stroop: uma estratégia para difusão do conhecimento científico sobre anatomia e funcionalidade do sistema nervoso

  • Bruna Lais Almeida Cunha
  • Jabson Santos Ferreira
  • Ramon Rosário Guimaraes
  • Augusto Cesar Afonseca
  • Leonardo de Freitas Nascimento
  • Simone Setubal dos Santos
Palavras-chave: Popularização da ciência, Neurobiologia, Ilusão de óptica, Efeito

Resumo

 O entendimento dos conceitos atrelados ao sistema nervoso é um grande desafio para o público que tem pouco acesso à linguagem científica. Embora o conhecimento básico desse sistema, como sua função, estrutura e doenças associadas seja cada vez mais necessário para compreensão de várias abordagens na sociedade, por exemplo, a neurociência; ainda são necessários avanços em sua popularização. Pensando nisso, o projeto de extensão Saúde com Ciência, formado por docentes e discentes dos cursos de Biomedicina e de Medicina, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), utilizou o Efeito Stroop, observado no jogo de palavras x cor, como estratégia para difusão do conhecimento científico sobre anatomia e funcionalidade do sistema nervoso. Foram utilizadas também outras ilusões de óptica, além de banners informativos e modelos anatômicos. O entusiasmo e participação ativa do público durante as atividades demonstraram um efeito satisfatório sobre a percepção dos participantes quanto ao que estava sendo apresentado. Esses resultados fomentam a importância do desenvolvimento de atividades de caráter extensionista, levando para a comunidade o saber científico associado ao seu cotidiano.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-10-08
Como Citar
Cunha, B. L., Ferreira, J., Guimaraes, R., Afonseca, A. C., Nascimento, L. de, & Santos, S. (2015). Efeito Stroop: uma estratégia para difusão do conhecimento científico sobre anatomia e funcionalidade do sistema nervoso. Revista Focando a Extensão, 2(4), 21-28. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/759