Arborização no contexto da Educação Ambiental

Palavras-chave: Arborização, Educação Ambiental, Extensão Universitária

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de um conjunto de atividades de extensão universitária desenvolvido no âmbito do Projeto Convivas: Matemáticas e suas Tecnologias, promovido por estudantes de graduação da Faculdade de Tecnologia da UNICAMP e coordenado por professoras, em parceria o Aldeia: Movimento Pró-Cultura, uma organização não governamental. O objetivo das atividades foi despertar o interesse e ampliar a percepção das crianças para a importância da arborização urbana para a qualidade de vida e para a preservação ambiental. A metodologia empregada envolveu oficinas interativas e a utilização de espaços abertos como ambiente das oficinas. A proposta favoreceu experiências sensoriais, comparação entre paisagens diferentes, discussões coletivas e reflexões em rodas de conversa. Como atividade final, as crianças construíram maquetes expressando suas. Os resultados indicaram um envolvimento significativo das crianças, bem como dos estudantes universitários, condutores das atividades. O trabalho demonstra o potencial das oficinas como estratégia pedagógica para a sensibilização ambiental e para a compreensão da arborização urbana como um elemento importante para qualidade de vida de uma população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talía Simões dos Santos Ximenes, Faculdade de Tecnologia da Unicamp

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2005), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e Livre-Docência na área de Engenharia de Telecomunicações pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp (2025). Atualmente é Professora Associada I da Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: automação e controle, controle de sistemas com folga, modelagem de sistemas, microcontroladores, mecatrônica e bioengenharia.

Elaine Cristina Catapani Poletti

Professora Associada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na Faculdade de Tecnologia, atuando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e desenvolvendo pesquisas em modelagem matemática aplicada a sistemas ambientais e em simulação computacional, com foco na análise e predição de impactos ambinetais em recursos hídricos e no desenvolvimento de metodologias inovadoras para compreender fenômenos complexos. Atuo disciplinas básicas de matemática para cursos de engenharia e coordeno projetos de extensão que promovem a integração entre universidade, escola e comunidade. Atualmente, também desempenho funções de gestão acadêmica, de coordenadora dos cursos de graduação da UNICAMP.

Maria Eduarda Cazagrande

É graduanda em Engenharia Ambiental na Faculdade de Tecnologias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuou em consultoria ambiental, com foco na legislação e nas normas ambientais municipais e estaduais, realizando processos de licenciamento e contribuindo para a adequação de empresas às exigências legais. Participou do projeto Convivas, desenvolvendo atividades de educação ambiental e matemática básica com crianças em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de despertar o interesse pela ciência e pelo meio ambiente. Atualmente, integra o Grupo de Tecnologia e Cuidados com o Meio Ambiente (GTCMA), colaborando na organização e no planejamento de eventos, além de promover atividades de educação ambiental em escolas. É pesquisadora do projeto Infraestruturas Verdes no Brasil, que visa elaborar um manual técnico e construtivo destinado às prefeituras, com o intuito de apoiar a implementação de soluções sustentáveis em áreas urbanas.

Marcos Vinicius de Souza

Graduando em Engenharia Ambiental na Universidade Estadual de Campinas, na Faculdade de Tecnologia (Unicamp/FT), em Limeira/SP. Atuou como coordenador de PD&I na organização Sinergia – Centro de Treinamento em Energia (CTE) e foi membro do Grupo de Tecnologia e Cuidados com o Meio Ambiente (GTCMA), onde trabalhou com educação ambiental e organização de eventos. Integra o projeto Convivas: Matemática e Tecnologia, voltado para ações de extensão universitária e educação. Atualmente, desenvolve pesquisa de iniciação científica na área de tratamento de efluentes, com ênfase no uso de coagulantes naturais e químicos para otimização da remoção de fósforo.

Publicado
2025-09-16
Como Citar
Simões dos Santos Ximenes, T., Catapani Poletti, E., Cazagrande, M., & de Souza, M. (2025). Arborização no contexto da Educação Ambiental. Revista Focando a Extensão, 12(14). https://doi.org/10.36113/rfe.v12i14.4674