Recursos didáticos como facilitadores na difusão do conhecimento sobre a conservação da biodiversidade: um estudo de caso com a família bromeliaceas juss.

Palavras-chave: bromélias. extensão. jardins botânicos. modelos didáticos. vídeos.

Resumo

Bromeliaceae é a maior família Neotropical. Grande parte dos indivíduos dessa família estão inseridos em diferentes categorias de risco devido o extrativismo e o desmatamento, colocando em perigo não só as bromeliáceas, mas toda uma gama de indivíduos animais e vegetais que as utilizam durante sua vida. Uma das formas de abordar a conscientização ambiental e dinamizar a educação ambiental é a utilização de recursos didáticos em ações de extensão. Recursos didáticos foram criados e/ou utilizados nessa pesquisa com o objetivo de subsidiar e de dinamizar as atividades de educação ambiental em ações de extensão no município de Seropédica. Foram criados um modelo didático, o jogo de tabuleiro “Caminho das Bromélias”, um folder informativo e uma série de vídeos publicados nas redes sociais do Jardim Botânico da UFRRJ. Os recursos didáticos foram apresentados nos eventos de extensão, e tiveram um envolvimento aproximado de quatrocentos participantes da Baixada Fluminense, em especial estudantes da educação básica do município de Seropédica. A utilização dos recursos didáticos atendeu positivamente aos estudantes, pois despertou o interesse pelo tema, de forma motivadora e lúdica. Os resultados mostraram a importância das ações de extensão na construção e difusão do conhecimento sobre educação ambiental para a sociedade.

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Biografia do Autor

José Arthur de Almeida Carvalho, Carvalho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduando do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRRJ. Foi monitor da disciplina IB610 - Anatomia Vegetal, e bolsista do Programa Interno de Bolsas de Iniciação Científica do Jardim Botânico da UFRRJ, de 2022 a 2024  Atualmente bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Núcleo Biologia.

Luiz Ricardo dos Santos Tozin, Tozin, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Nascido em Bauru, interior de São Paulo, Luiz Ricardo Tozin possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2011), Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Botucatu. Durante o Doutorado realizou estágio sanduíche no Departamento de Biologia Celular e Molecular da University of Guelph, Canadá. Atualmente é Professor Adjunto na área de Anatomia Vegetal na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Atua na área de Botânica, com ênfase em anatomia do eixo vegetativo, estruturas secretoras, ultraestrutura e influência de fatores exógenos na morfologia vegetal.

Luiza Carolina Chagas Pereira, Pereira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em Licenciatura em Belas Artes pela UFRRJ, ilustradora científica, arte-educadora e artesã. Desenvolvo atividades e trabalhos sobre a ilustração como componente visual da divulgação científica e a interdisciplinaridade entre Arte e Ciência.

Helena Regina Pinto Lima, Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Pós-Doutorado pela Universidade de Cádiz, Cádiz, Espanha (2008). Desde 2016, é Professor Titular do Departamento de Botânica / ICBS, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na qual é vice-coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Anatomia Vegetal - LaPAV. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, Quimiotaxonomia e Alelopatia. Direciona as pesquisas para as espécies ocorrentes no Domínio Mata Atlântica, em colaboração com os profissionais da UERJ, UENF, Embrapa e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Participa do corpo permanente do programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, da UERJ, nas linhas de pesquisa Ecofisiologia e Morfologia Vegetal; e Plantas Medicinais e Metabolismo Secundário. É representante do corpo docente da Comissão de Pós-Graduação em Biologia Vegetal (CPGBV-UERJ). Tem experiência na área de Ensino por ter participado do Programa de Licenciaturas Internacionais CAPES / UC (2011-2013) como colaboradora acompanhando de discentes do curso de Ciências Biológicas; na orientação de alunos da disciplina Estágio Supervisionado II (2011 a 2015) e colaboração com o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Ciências Biológicas, da UFRRJ, de 2012-2021. Tem experiência na orientação de bolsistas do Programa de Iniciação à Docência, como Coordenadora dos Subprojetos Ciências Biológicas, em diversos editais PIBID / UFRRJ (2009/12, 2018-2020 / CAPES (Núcleo Biologia/ Química e Física) e n02 de 2020-2022). Participou da Comissão Setorial de Extensão do ICBS da UFRRJ, como presidente 2021-2022 e atualmente vice-presidente desta Comissão.

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Publicado
2025-07-15
Como Citar
Carvalho, J. A., Tozin, L. R., Pereira, L. C., & Lima, H. (2025). Recursos didáticos como facilitadores na difusão do conhecimento sobre a conservação da biodiversidade: um estudo de caso com a família bromeliaceas juss. Revista Focando a Extensão, 12(14). https://doi.org/10.36113/rfe.v12i14.4658