Profissionalização e capacitação do professor de inglês: reflexões e ações extensionistas no âmbito da Universidade Estadual de Santa Cruz

  • Isaías Francisco de Carvalho
Palavras-chave: Inglês. Formação de professores, UESC, Profissionalização

Resumo

O artigo apresenta o projeto de extensão “Dinamizando o ensino da Língua Inglesa na UESC” em seu escopo, objetivos e atividades desenvolvidas. Faz uma reflexão sobre a importância da capacitação e da profissionalização dos docentes da área de língua inglesa, numa abordagem que vai além do simples entendimento e exposição de métodos e técnicas de ensino, ou da competência linguística em inglês. Trata-se de uma perspectiva, em consonância com as ações e os objetivos do referido projeto de extensão, de formação continuada do professor, visando ao fortalecimento do ensino de inglês, na região atendida pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, através do aprimoramento das competências e da qualidade pedagógica dos professores e dos aspirantes a professores de língua inglesa. Dentre as atividades desenvolvidas pelo projeto, são apresentados dois eventos, em três ações extensionistas, em 2008: a oficina “Refreshing methodological issues: aperfeiçoamento metodológico no ensino de inglês como língua estrangeira”, a palestra “Brasil-Estados Unidos: intercâmbios intelectuais na diáspora” e o minicurso “A construção identitária do brasileiro como latino nos Estados Unidos: considerações antropológicas sobre imigração, literatura e cinema”, tendo sido os dois últimos eventos ministrados pelo professor Antônio Luciano Tosta, da University of Illinois at Urbana-Champaign.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-07-07
Como Citar
Carvalho, I. F. de. (2014). Profissionalização e capacitação do professor de inglês: reflexões e ações extensionistas no âmbito da Universidade Estadual de Santa Cruz. Revista Focando a Extensão, 1(1), 51-57. Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/44