Extensão e Comunicação: o diálogo necessário com a escola pública na semana pedagógica

Palavras-chave: extensão e comunicação; trabalho pedagógico; planejamento de ensino

Resumo

O conteúdo da presente comunicação é uma extensão de universidades no diálogo com os professores e as professoras da Escola Públicas. Apresentamos um texto síntese sistematizado após a apresentação de dados da pesquisa Matricial da REDE REDAP - Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública, ocorrido em Salvador/Bahia, nos dias 07 e 08 de dezembro de 2023, que tratou do tema “A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no controle da Educação Pública: Mecanismos neoliberais para conter as perspectivas educacionais emancipatórias”. Após análise e discussão dos dados da pesquisa matricial da REDAP deliberou-se pelo envio de um texto síntese para as Semanas Pedagógicas de abertura de semestres letivos nas escolas públicas, tratando dos nexos e relações entre o mais geral, o particular e o singular do trabalho pedagógico no planejamento escolar que incide nos trabalhadores e trabalhadoras da Educação, nos estudantes, nas relações com a comunidade, no currículo escolar e na gestão administração escolar. O texto apresente elementos sobre a situação mais geral do modus operandis do capitalismo, “crise-ajuste-crise” para manter suas taxas de lucro e os rumos da Educação.

Palavras-Chave: extensão e comunicação; trabalho pedagógico; planejamento de ensino

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia

Licenciada em Educação Física e Técnico em Desporto pela UFRGS/UFPE. Estudos realizados na área de Filosofia pela UNICAP, PE. Mestre em Ciência do Movimento Humano pela UFSM - RS e Doutora em Educação pela UNICAMP - SP. Pós-Doutora pela Universidade de Oldenburg, Alemanha com estágio pós doutoral nas Universidades de Vechta (Alemanha) e Universidade de Braunschweig (Alemanha). Professora da UFPE de 1977 a 2000. Professora Titular da UFBA desde 2000 e atualmente Professora Participante Especial da Faculdade de Educação da UFBA desde 2022. Professora Visitante da UFAL – Arapiraca 2022-2023. Professora visitante UESC 2024. Cidadã baiana em reconhecimento pelos serviços prestados à Educação na Bahia.

Ivânia Paula Freitas de Souza Sena, Universidade do Estado da Bahia, Bahia

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia.  Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia -UNEB, Campus VII- Senhor do Bonfim. Pós-doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares da Universidade de Pernambuco PPGFPPI-UPE. É Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial - PPGADT, UNEB/UNIVASF/UFRPE; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos-PPGESA- UNEB; Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública- REDAP e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação- ANFOPE.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Bahia

Pós-doutora em Educação e Movimentos sociais (UNESP), Doutora e Mestre em Educação (FAE/UFMG), Professora do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL), Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGE) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq), Coordenadora da Rede Latino Americana de Educação do Campo - Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e Coordenadora do Programa Formacampo.

Edenice Sant’Ana De Jesus, Secretaria Estadual de Educação da Bahia, Bahia

Pedagoga pela UFBA. Professora da Rede Pública Estadual do Estado da Bahia por mais de 4 décadas, orientadora ducacional e coordenadora pedagógica. Aposentada, atua assessorando direções. Ativista do Movimento Negro, de Mulheres, Sindical e Partidário. Fundadora do Núcleo Cultural Niger Okán. Coordenadora Nacional da CONEN – Coordenação Nacional de Entidades Negras. CONEN MULHER. REMA – REDE DE MATRIZ AFRICANA. Coordenadora da COALIZÃO (Organização da Marcha da Consciência Negra Zumbi e Dandara dos Palmares – 20 Novembro Dia da Consciência Negra. Participante da Comissão Internacional de Inquérito da Tragédia – Furacão Katrina . Agosto 2006.  New Orleans . Estados Unidos

Referências

AGUIAR, Marcia Ângela; DOURADO, Luiz Fernando. (Org.) A Bncc na contramão do PNE 2014-2024. Avaliação e perspectivas. Recife, ANPAE, 2018.

BELTRÃO, José Arlen; TAFFAREL, Celi. A ofensiva das reformas empresariais e a resistência de quem defende a educação pública. Retratos da escola. Brasília, v. 11, n. 21, p. 587-601, jun dez 2017.

BOGO; Ademar. Marx e a superação do Estado. São Paulo: Expressão Popular 2018.

BRASIL. INEP/MEC. Senso Escolar . Resumo Técnico In: resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf (inep.gov.br) , Acesso em 28 de março de 2024, às 13h30.

CALDART, Roseli Salete. Sobre as tarefas educativas da escola e a atualidade. São Paulo, Expressão popular, 2023.

CASSIO, Fernando (Org.) Educação contra a barbárie. Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo. Boitempo, 2019.

CHOMSKY, Noam; PRASHAD; Vyjay Primeira carta semanal de 2021, do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, publicada em 07 de Janeiro. Disponível em: <https://www.thetricontinental.org/pt-pt/newsletterissue/1-noam-chomsky/>. Acesso em: 11 de jan. de 2021.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo, Cortez, 1992.

CRUZ, Sebastião C. Velasco e; Teoria e Método na análise de conjuntura. In: Educação & Sociedade, ano XXI, no 152 72, Agosto/2000. Pp 145-152.

CUNHA, Luiz Antônio. A entronização do ensino religioso na Base Nacional Curricular Comum”, Educação & Sociedade (Campinas), v. 37, n. 134, janeiro/março 2016.

DAVIS: Ângela. Mulheres, Raça e Classe. São Paulo: Boitempo, 2016.

DOURADO. Luiz Fernando. Plano Nacional de Educação: O Epicentro das Políticas de estado para a Educação Brasileira. Goiânia: Editora da Imprensa Universitária. ANPAE, 2017.

DUARTE; Newton. Os conteúdos escolares e a ressureição dos mortos. Campinas/SP. Autores Associados, 2016.

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo, Boitempo, 2010.

FORUM NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Documento Final. Conferência Nacional de Educação. In: Documento final Conae 2024 | CNDE (campanha.org.br) Acesso 28 de março 2024 às 13h30.

FONSECA, B.; DIAS, J. (Coord.). Caminhos da desinformação: Evangélicos, Fake News e WatsApp no Brasil. Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro. GEDES, NUTES, UFRJ. 2021. Recurso Eletrônico.

FREITAS, Luiz Carlos. Constitucionalização da Barbárie: Privatização e meritocracia. In: Constitucionalização da barbárie, privatização e meritocracia - Vermelho . Avesso em 28 de março 2024, às 11h00.

FREITAS; Luiz Carlos. A Reforma Empresarial da Educação: Nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão popular. 2018.

FRIGOTTO, G. (Org.). escola sem partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017.

FRIGOTTO, Gaudencio; QUEIROZ, Felipe; PENNA, Fernando. Educação Democrática: Antidoto ao escola Sem Partido. Rio de Janeiro. UERJ, LPP, 2018.

GALLEGO, E. (Org.) O ódio como Política. A reinvenção das direitas no Brasil. São Paulo, Boitempo, 2018.

LEHER, Roberto. Educação no Governo Bolsonaro. Inventário da devastação. São Paulo, Expressão Popular, 2023.

MALANCHE; Julia. Cultura, Conhecimento e Currículo. Contribuição da pedagogia histórico-critica. Campinas/SP: Autores Associados, 2016.

MANACORDA, M.A. História da educação: da Antigüidade aos nossos dias. Trad. Gaetano Lo Monaco. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1989.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARTINS, Erika Moreira. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional. Rio de Janeiro. Lamparina, 2016.

MARTINS, L. M.; ABRANTES, A. A.; FACCI, M. G. D. (Org.). Periodização Histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas: Autores Associados, 2016.

MASCARO, Alysson Leandro. Estado e forma política. São Paulo, Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O Capital. Livro III. O Processo global da produção capitalista. São Paulo, Boitempo, 2017.

MARX, K; ENGELS, F. LENIN, V. I; TROTSKY, L. O Programa da Revolução. Brasília. Nova Palavra, 2014.

MONTORO, X. A. Capitalismo e economía mundial: bases teóricas e análisis empírico para a compreensão dos problemas económicos do Século XXI. São Paulo. Husitec, Nova Palabra, 2023.

SAVIANI, D. Galvão, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino! Remoto. In: Universidade e Sociedade. Brasília. Andes-sn, 20021.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18ª ed. Revista. Campinas: Autores Associados, 2009a.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 37ª ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2009b.

SILVA, Julia Almeida Vasconcelos. A Militarização da Política no Brasil Contemporâneo. São Paulo, Alameda, 2023.

VIRGENS, João Henrique Araujo; TEIXEIRA. Carmem Fontes. In: Lua Nova, São Paulo, 120: 325-357, 2023.

Publicado
2024-11-18
Como Citar
Taffarel, C. N., de Souza Sena, I. P., dos Santos, A., & De Jesus, E. (2024). Extensão e Comunicação: o diálogo necessário com a escola pública na semana pedagógica. Revista Focando a Extensão, 11(13). Recuperado de https://periodicos.uesc.br/index.php/extensao/article/view/4154