AÇÕES AFIRMATIVAS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO SUPERIOR DA CIDADE DE ITABUNA-BA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE CENÁRIOS
Resumo
Este artigo apresenta a pesquisa, em andamento, sobre Políticas de Ações Afirmativas (AF) no Brasil, no ensino público e privado, em Itabuna-BA, para acesso e permanência no ensino superior. O período compreende 2018 a 2022, antes e pós-pandemia da Covid 19, e prevê compreender a condição/situação das IES públicas e privadas frente às verbas públicas e orçamentos disponibilizados para a implementação das AF para acesso e permanência no ensino superior, partindo dos paradigmas do financiamento do ensino público e privado e a redução orçamentária das AF, especialmente a de cotas. A metodologia adotada é o estudo de caso de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando como técnica de coleta de dados entrevista semiestruturada com público alvo composto por Dirigentes de três Instituições de ensino superior participantes do estudo e pesquisa documental nos seus orçamentos, pretendendo responder aos seguintes objetivos: investigar alterações e distorções na estipulação das AF no período delimitado; examinar a instituição e distribuição dos recursos de financiamento do ensino superior público e privado brasileiro; comparar o cenário das AF no ensino superior público e privado antes e após a pandemia; verificar as AF de acesso e permanência existentes no ensino superior público e privado, no período estipulado.
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