Aplicação da matriz de prioridade (GUT) na gestão de uma usina de reciclagem de resíduos no campus universitário

Palavras-chave: Matriz de Prioridades GUT. Reciclagem. Meio ambiente

Resumo

O processo de reciclagem de materiais é uma forma ativa de preservação dos recursos, bem como um exemplo prático de cuidados com o meio ambiente. Nesse contexto, a função básica da universidade, tem como um dos pilares o ensino além da pesquisa e extensão. Este trabalho é dedicado à gestão de uma usina de resíduos sólidos no Campus universitário. O trabalho fez uso da metodologia denominada Matriz de Prioridades GUT. Essa ferramenta promoveu um avanço na organização dos trabalhos de coleta, logística reversa e acondicionamento dos materiais descartados no Campus. Os trabalhos estabeleceram uma organização por ordem de prioridade nas etapas e setores de todo o processamento de materiais descartados.  Isso tornou mais nítida a atuação de cada setor e ao mesmo tempo a uma fácil compreensão de todas as partes do sistema de reciclagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Leite Simões

Graduando em Engenharia de produção, na Universidade Estadual de Santa Cruz, atualmente é diretor presidente na Optimus Empresa Junior.

Celso Carlino Maria Fornari Junior, UESC

Professor dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Química da Universidade Estadual de Santa Cruz. Coordenador do projeto de Extensão para a Reciclagem de Materiais pós-consumidos no Campus da Universidade. É coordenador do Laboratório de Polimeros com pesquisa na área de materiais e fibras vegetais.

Publicado
2023-09-21