DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS

reflexão a partir do projeto político pedagógico

Resumo

Como os professores e estudantes percebem a questão étnico-racial? Será que o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas refletem sobre essas relações e suas origens históricas? São questionamentos que se revelam necessários no âmbito escolar. Muito se fala sobre a não efetivação da legislação que aborda sobre as questões étnico-raciais. Entendemos que os desafios são grandes, no entanto, tal situação é passivel de mudança e o PPP é o ponto de partida para que as escolas atuem na prática aplicada a jurisprudência. O objetivo: garantir a efetivação do Projeto Politíco Pedagógico, fomentando ações cotidiana para o cumprimento da Lei 11. 645/2008. Incluindo o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne - IME, localizado na cidade de Ilhéus, Bahia. O presente estudo demonstrou a necessidade de desenvolver ações que abarque a questão étnico-racial no  ambienteescolar,  para que os estudantes sesinta representados através das atividades desenvolvidas no âmbito escolar.   

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Biografia do Autor

Antonio Carlos Santos de Jesus Carlos Santos de Jesus, Secretaria de Educação do Município de Ilhéus

Professor do munícipio de Ilhéus. Possui licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias pela Universidade Federal do Sul da Bahia, (2023); Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais/PPGER pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, (2021); Especialização em Saúde Coletiva/CFS pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, (2019); Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, (2016); Licenciado em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC (2013). Área de interesse: Estudos Históricos e Estudos Étnicos-Raciais. É pesquisador de autolesão de adolescentes e jovens de vulnerabilidade social.

Publicado
2023-10-02