DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS

reflexão a partir do projeto político pedagógico

Resumo

Como os professores e estudantes percebem a questão étnico-racial? Será que o Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas refletem sobre essas relações e suas origens históricas? São questionamentos que se revelam necessários no âmbito escolar. Muito se fala sobre a não efetivação da legislação que aborda sobre as questões étnico-raciais. Entendemos que os desafios são grandes, no entanto, tal situação é passivel de mudança e o PPP é o ponto de partida para que as escolas atuem na prática aplicada a jurisprudência. O objetivo: garantir a efetivação do Projeto Politíco Pedagógico, fomentando ações cotidiana para o cumprimento da Lei 11. 645/2008. Incluindo o Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne - IME, localizado na cidade de Ilhéus, Bahia. O presente estudo demonstrou a necessidade de desenvolver ações que abarque a questão étnico-racial no  ambienteescolar,  para que os estudantes sesinta representados através das atividades desenvolvidas no âmbito escolar.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Carlos Santos de Jesus Carlos Santos de Jesus, Secretaria de Educação do Município de Ilhéus

Professor do munícipio de Ilhéus. Possui licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais e suas Tecnologias pela Universidade Federal do Sul da Bahia, (2023); Mestre em Ensino e Relações Étnico-Raciais/PPGER pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, (2021); Especialização em Saúde Coletiva/CFS pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, (2019); Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, (2016); Licenciado em História pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC (2013). Área de interesse: Estudos Históricos e Estudos Étnicos-Raciais. É pesquisador de autolesão de adolescentes e jovens de vulnerabilidade social.

Publicado
2023-10-02
Como Citar
Santos de Jesus, A. C. S. de J. (2023). DESAFIOS PARA IMPLANTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS. Revista Focando a Extensão, 10(12). https://doi.org/10.36113/foc.v10i12.3632