PROGRAMA DE APOIO INSTITUCIONAL E GERENCIAL (AGIR):

Um caso de sucesso numa parceria entre a UESC e a AMURC

  • Emerson Antônio Rocha Melo de Lucenca Universidade Estadual de Santa Cruz/Docente do Departamento de Ciências Biológicas
  • Alessandro Fernandes de Santana Universidade Estadual de Santa Cruz/Docente do Departamento de Ciências Econômicas
  • Cintya Santos Nobre Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Luciano Robson Rodrigues Veiga Associação dos Municípios da Região Cacaueira do Sul da Bahia, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia

Resumo

O presente artigo, trata-se de um estudo de caso, que objetiva descrever uma ação extensionista da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), através do Programa AGIR, em parceria com a Associação dos Municípios da Região Cacaueira do Sul da Bahia, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC), tendo como área de estudo e de ação do programa, municípios das regiões atendidas conjuntamente por essas duas instituições. O período estudado vai do surgimento do AGIR em 2012 ao ano de 2021. O programa origina a partir da concepção conjunta da UESC e da AMURC, sobre a necessidade de fortalecer a gestão pública dos municípios integrantes da AMURC, com a formação de Fóruns de Secretários Municipais, constituindo-se diretorias, organizando, diagnosticando as demandas e o planejamento para as possíveis soluções. A metodologia adotada é a da gestão democrática e participativa. O objetivo principal do AGIR, é propiciar meios para qualificar e aperfeiçoar gestão municipal nas áreas estratégicas para o desenvolvimento local, aumentando a eficiência e a eficácia na execução de políticas públicas. Conclui-se que o Programa AGIR é apresentado como um caso de sucesso na capacitação e apoio aos gestores públicos dos municípios das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia.

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Publicado
2022-12-16