PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES, INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO E INTERDISCIPLINARIDADE

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, que utilizou como base metodológica a adaptação da gestão de projetos para inserção curricular da extensão e como referencial teórico, as Diretrizes da Extensão preconizadas na Política Nacional da Extensão. A coleta de dados se deu por observação participante e análise documental. Descreveu - se os processos de promoção da saúde de adolescentes, através da curricularização da extensão e da interdisciplinaridade, desenvolvidos por docentes e discentes da graduação em enfermagem da UESC a partir das disciplinas em que estavam inseridos.  Evidenciou-se que o recurso de uma Feira de Saúde com vistas à promoção da saúde de adolescentes em uma escola favoreceu a interdisciplinaridade e a curricularização da extensão, constituindo-se em laboratório pedagógico para formação cidadã de futuros enfermeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aretusa De Oliveira Martins Bitencourt, Universidade Estadual de Santa Cruz
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Especialização em Educação em Saúde - UESC, Especialização em Docência na Saúde - UFRGS e Mestrado em Enfermagem - Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professora assistente do Departamento de Ciências da Saúde, da UESC. Tem experiência na área de Saúde do Adolescente e Educação na Saúde. Coordena o Núcleo Jovem Bom de Vida, ação Extensionista da UESC, cujo objetivo é promover a atenção à saúde na adolescência, atuando junto aos adolescentes e às redes sociais que interagem no seu processo de cuidar, articulando, assim, ensino, pesquisa e extensão. 
Publicado
2022-12-17